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Alysson Lisboa Neves Jornalista
05/Jul/2017 - 15h06

“Contrate pessoas melhores que você”

Gestão para impactar as vendas é tema de palestra no Seed


Por Alysson Lisboa Neves Belo Horizonte
Pedro Filizzola, diretor de marketing da Sambatech conversou sobre eficiência na gestão
Seed/Divulgação

A temporada de palestras do Seed trouxe o diretor de marketing da Samba Tech, Pedro Filizzola, para abordar como a gestão pode impactar as vendas e gerar resultados tangíveis. Trazer profissionais do mercado para conversar com os acelerados na quarta rodada do programa já é uma tradição. A plateia participou ativamente e pode fazer perguntas sobre gestão. O CMO deu dicas preciosas de como a gestão com foco em pessoas faz toda a diferença dentro da empresa.

“Comece a comparar os dados desde o primeiro dia. Se você não pode medir, você não pode melhorar.” Foi assim que o diretor da Samba Tech deu o tom da conversa. Segundo ele, uma gestão eficiente pode ser tão importante quanto o setor de marketing e vendas para a empresa crescer. É muito comum que as empresas nascentes não tenham ainda atribuições muito definidas e por isso cometam deslizes com o acúmulo de funções e uma gestão pouco coordenada. Mas, para o especialista, isso pode se transformar em uma armadilha.

Copiar modelos de empresas grandes dentro de uma realidade muito diferente foi outra dica discutida durante a palestra. “Não copie os processos da IBM se você  não tem o tamanho da IBM.” Mas como resolver as questões de gestão quando você é ainda pequeno? Filizzola destaca o poder do time de colaboradores. Para ele, a cultura da empresa é o que realmente a fará crescer.

Em 2014, a Samba Tech abriu um escritório em São Paulo, mas começou a ter problemas. A equipe contratada não estava alinhada à cultura. Os resultados foram as reclamações dos clientes e uma certeza de que os rumos precisavam mudar. A empresa, então, fechou o escritório e arrumou a casa, trazendo, posteriormente, novos colaboradores. Gaste tempo com o time de vocês. Contrate pessoas melhores que você. Parecem frases clichês, mas é a mais pura realidade dentro da Samba.

Outra receita de sucesso da Samba foi deixar o mais transparente possível as metas de cada equipe. Medir e cobrar resultados diários. Desse modo, cada equipe sabe como está o desempenho e, caso esteja abaixo do esperado, o erro pode ser reparado no outro dia. Ao invés de ler os resultados apenas em reuniões mensais, os líderes de setor fazem pequenos encontros diários para que cada um mostre como está a evolução.

INCENTIVAR AÇÕES INTERNAS

Uma das ações realizadas pela Samba Tech todos os anos são os hack weeks. Durante uma semana, toda a empresa paralisa as atividades administrativas para  buscar soluções de problemas internos. Os melhores trabalhos são premiados e implantados internamente. O resultado disso é uma competição entre equipes, engajamento dos times e muita integração.

Reduzir trabalhos repetitivos e melhorar a gestão de processos é algo que a Samba persegue diariamente. A empresa movimenta 30 milhões de gigabites de dados por ano e a manutenção de toda essa infraestrutura é primordial para o sucesso da empresa e, claro, para a satisfação dos clientes. O “Cry babies” foi a solução encontrada pelo time de TI para, em tempo real, identificar falhas, quedas de conexão e conexão imediata com o responsável da área. O aplicativo via mobile indica o problema e sugere a tomada rápida de decisões.

Uma empresa inovadora precisa também inovar seus processos internos. É a maior vitrine para clientes e parceiros. Um funcionário motivado trabalha de modo mais eficiente. Ele busca soluções, indica caminhos e faz a empresa crescer. Não precisa ser grande para pensar assim. Mesmo uma startup com três funcionários pode ser capaz de construir uma marca com esses valores. No amor ou na dor a empresa pode crescer, mas é bem melhor que seja no amor.

##SeedMG#SambaTechFavoritar

Sobre o autor
Alysson Lisboa Neves Jornalista

Especialista em produção em mídias digitais e mestre em comunicação digital interativa pela Universidad de Vic, Espanha. Mais de 20 anos de experiência em mídia impressa e digital, tendo passado pelos jornais Hoje em Dia e Estado de Minas. Na Revista Encontro desempenhou a função de editor de novas mídias, coordenador da equipe digital e colunista. É também especialista em desenho de jornais e revistas em tablets e smartphones. Foi professor de jornalismo no Centro Universitário de Belo Horizonte - Uni-BH. Professor de pós-graduação no Centro Universitário Una. É palestrante nas áreas ligadas ao jornalismo digital, novas mídias, inovação em desenho de jornais e revistas, redes sociais e marketing digital. É colunista do Portal Uai e consultor de novas mídias e marketing digital.

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