
A Consumer Electronics Show (CES), realizada em Las Vegas de 8 a 11 deste mês, é a maior feira de eletrônicos do mundo. Este ano o evento apresenta algumas surpresas e tendências para os próximos anos. O setor de smartphones está chegando à saturação e o momento agora é de inovação para indústrias como Samsung, Motorola e Apple.
Depois do advento dos tablets, em 2010, capitaneado pelo sucesso estrondoso do iPad, esperava-se que a tela flexível ou um tablet dobrável que poderia fazer as vezes de um smartphone chegasse logo ao mercado. Depois de quase uma década, parece que estamos diante dessa realidade. Durante a CES, mesmo a portas fechadas com alguns parceiros, a Samsung mostrou seu celular/tablet dobrável. Trata-se de um modelo ainda em finalização, mas já em protótipo o novo equipamento é realmente uma novidade interessante. O lançamento oficial está previsto para o final deste ano.
Outro ponto que chama atenção na CES é o fortalecimento dos assistentes virtuais, como Siri, Cortana e Google Assistente, que estão ganhando rapidamente a adesão dos usuários de smartphones. TVs já começam a interagir com esses sistemas, o que pode significar o fim do bom e velho controle remoto. Por meio da voz, será possível aumentar o som, trocar de canal e navegar rapidamente pelas opções dos televisores smart.
As inovações na CES não param. O forte da feira é a conexão entre dispositivos e soluções para tornar a vida das pessoas mais fácil e divertida. Um exemplo é o frigobar da Drinkshift, produzido no Japão, que acusa quando a cerveja está acabando e faz novo pedido ao fornecedor automaticamente. No evento, com mais de 1 mil estandes, teve de tudo: babás eletrônicas de alta tecnologia que ajudam na troca de fraldas até secadores de cabelo sem fio.

Tradução simultânea é a bola da vez
Douglas Adams, autor do livro "O guia do mochileiro das galáxias" (1979) é brilhante quando busca dar solução para a barreira da língua. O peixe-babel é baixinho, pequeno, amarelo e semelhante a uma sanguessuga, se alimenta de energia mental das criaturas ao redor dele e depois expele na mente de seu hospedeiro uma matriz telepática formada pela combinação das frequências mentais. Ou seja, ao introduzir no ouvido um peixe-babel, você compreende imediatamente tudo o que lhe for dito em qualquer língua. Os padrões sonoros que você ouve decodificam a matriz de energia mental que o seu peixe-babel transmitiu para a sua mente.
Adams, em 1979, vislumbrou o que as gigantes da tecnologia insistem em criar já há alguns anos: o tradutor simultâneo. O Google chegou a comercializar o Earbuds, mas o produto ainda não estava pronto e sumiu do mercado. Agora na CES 2019, a empresa Waverlylabs apresenta seu tradutor simultâneo disponível em 15 idiomas - inclusive português. Claro que trata-se de uma aposta e as falhas são esperadas, mas a tecnologia está cada vez mais próxima e acessível.
A CES de 2019 mostrou a que veio. Um evento que não apenas mostra gadgets incríveis com alta tecnologia embarcada, mas também é um evento que dita as regras da tecnologia no mundo. Temos nos próximos anos a revolução da voz como principal mecanismo para realizar tarefas básicas, como abrir portas e escolher filmes na TV. Os dispositivos hiperconectados deixarão a internet cada vez mais transparente em nossas vidas e tarefas corriqueiras cada vez mais automatizadas. Você está preparado para essa nova revolução?
Comentários
As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.