Colunistas

< voltar
Evaldo Vilela Presidente da FAPEMIG
05/Sep/2017 - 14h30 - Atualizado em 05/Sep/2017 - 16h57

Ciência, Tecnologia e Inovação tornam Minas Gerais mais competitiva

Uma comunidade ativa, criativa e com a expectativa de continuar avançando em ciência e tecnologia mesmo em um ambiente incerto


Por Evaldo Vilela Belo Horizonte

O desenvolvimento científico e tecnológico em Minas tem avançado muito e, não fosse a crise que enfrentamos, estaríamos em um patamar de consolidação comparável ao dos países desenvolvidos. Sofre muito hoje com a falta dos recursos federais, mas a comunidade de Ciência e Tecnologia de Minas continua ativa, criativa e na expectativa de avançar muito mais tanto nas pesquisas básicas, que geram conhecimentos inéditos, como nas aplicadas, tecnológicas, que se incorporam no processo de inovação industrial. Faz parte hoje da estratégia de desenvolvimento do estado pelo emprego do conhecimento, da tecnologia, com a desejada geração de mais e melhores empregos e renda para as pessoas e riquezas para nossa sociedade.

A FAPEMIG, como a agência de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação em Minas Gerais, vem há muito fortalecendo também a comunicação com a sociedade, mostrando a todos os públicos os resultados dos projetos que financia, com as contribuições para a solução dos desafios e problemas que afligem as pessoas, as empresas e o funcionamento tecnológico do governo. Com este propósito, a FAPEMIG, com a ajuda de vários parceiros, realiza todo ano a INOVA MINAS, uma Mostra Tecnológica que, este ano, acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de setembro, no Circuito da Praça da Liberdade. Em um ambiente com atividades de CT&I, algumas lúdicas e outras mais densas em conhecimento, reconhecemos nossos cientistas e o trabalho de pesquisa que realizam desde as engenharias, a medicina, a agricultura e muitas outras, incentivando inclusive uma interlocução capaz de gerar novos negócios e reter talentos em nosso estado. É pensando nos nossos inúmeros jovens talentos que a FAPEMIG vem financiando, em conjunto com a SEDECTES, os ambientes de empreendedorismo e startups em nosso estado, com muito sucesso, particularmente facilitando a transferência de conhecimento, tecnologia e patentes das universidades para o mercado por meio das spinoffs universitárias no SEED, FIEMGLab e Lemonade.

A FAPEMIG apoia ainda o Sistema Mineiro de Inovação - SIMI com a finalidade de promover a convergência de ações governamentais, empresariais, acadêmicas de pesquisa e tecnologia para, de forma cooperada, desenvolver a inovação no Estado de Minas Gerais. Com o Portal SIMI criamos uma rede social que conectava os diversos agentes de inovação do estado. Uma iniciativa única que dá resultado: acesso de quase um milhão de pessoas!

A FAPEMIG investiu também na criação, e hoje na manutenção, de uma plataforma online, o DataViva, que oferece acesso a um grande conjunto de dados públicos. Totalmente desenvolvido em software livre, o DataViva se vale de Big Data que visa contribuir para a implementação de políticas públicas, investimentos públicos e privados, bem como para a realização de estudos acadêmicos, e está acessível a todos os interessados em desenvolvimento econômico e social.

É por essas e outras ações que a FAPEMIG é uma das principais fomentadoras das atividades de pesquisa e de inovação tecnológica do Brasil, contribuindo para o desenvolvimento científico, econômico e social do Estado de Minas Gerais.

#inovaminas#ciência#inovaçãoFavoritar

Sobre o autor
Evaldo Vilela Presidente da FAPEMIG

Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa. É mestre em Entomologia pela USP e PhD em Ecologia pela Universidade de Southampton, Inglaterra. Realizou pós-doutoramentos nas Universidades: da Califórnia-Berkeley (EUA), de Nuremberg-Erlangen (Alemanha) e Tsukuba, Japão. Reitor da Universidade Federal de Viçosa (2000 - 2004) Foi Secretário Adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (2007 – 2014) e Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG (março a dezembro de 2014). Atualmente é presidente da FAPEMIG e membro da Academia Brasileira de Ciências.

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.