Colunistas

< voltar
Alysson Lisboa Neves Jornalista
08/Mar/2018 - 15h26 - Atualizado em 18/Jun/2018 - 13h48

Empresa une simplicidade e rentabilidade para atrair investidores em plataforma digital

Empresa mineira avança inovando no setor das fintechs


Por Alysson Lisboa Neves

Sorte é um cavalo arreado que passa várias vezes. O CEO da Monetus Daniel Calonge (foto) é um obstinado empresário que alcançou o sucesso após gerir vários negócios que vão desde equitação de cavalos, passando pela venda de codornas e clube de investimentos. Para o empresário, o sucesso é uma fórmula que combina perseverança, sorte e muito estudo.

A Monetus é hoje uma gestora de investimentos digital e foi fundada há pouco mais de um ano. A empresa participou da quarta rodada do Seed – Programa de Aceleração do Governo de Minas no ano passado. Atualmente, tem 16 colaboradores e já atende mais de 20 mil clientes, realizando a gestão de R$ 92 milhões.

Daniel da Monetus
Daniel Calonge: os livros me ajudaram e ver o mundo e conhecer boas histórias
Crédito: Iaçanã Woyames

Aos oito anos, Daniel pediu ao pai um presente inusitado: um cavalo. Sua paixão pelos animais dava como certa a escolha futura da Medicina Veterinária como profissão, e não deu outra. Dez anos depois, prestou vestibular e foi aprovado na UFMG. No primeiro dia como estudante, pediu um estágio. “Não entendo nada da matéria, mas sei tudo sobre cavalos.” A professora, esperta, colocou à prova os conhecimentos do jovem pedindo que resolvesse o problema de um dos cavalos da clínica. Em pouco tempo o animal já estava curado. Daniel então conquistou o estágio.

Mas o que os cavalos têm a ver com gestão de fundos? No sítio da família, enquanto o empresário aprendia a cuidar dos animais, ele também desenvolvia diversas outras competências. Compra e venda de codornas, cursos de equitação e venda de galinhas. A cada desafio um aprendizado. “Todas as dificuldades eu resolvia estudando e lendo muitos livros”, completa o empresário.

A leitura pode mudar uma história

Durante a entrevista, Daniel se emocionou ao lembrar do livro 'O segredo da mente milionária', de T. Harv Eker (2015), presente que ganhou do pai. Foi a partir desse ponto que ele passou a criar o hábito de ler, em média, três livros por mês. Obstinado, sabia que as histórias e o conhecimento se escondiam nas entrelinhas de cada publicação.

Turbinando ainda mais a empresa

Daniel Oliveira, coordenador de aceleração do Seed, lembra bem da passagem da Monetus pela quarta rodada do programa, finalizado em dezembro de 2017. "Os empreendedores da Monetus entendiam bem sobre as dores dos clientes. O CEO, Daniel Calonge, é um grande conhecedor do mercado em que atuam", completa. Para o coordenador, a ajuda estava muito mais centrada na discussão do negócio e na facilidade de uso da plataforma que na validação ou na viabilidade do projeto. Esses pontos já haviam sido superados.

O crescimento da Monetus

A empresa cresce estimulada por pessoas que não se sentem mais confortáveis com as altas taxas cobradas pelos bancos e querem oferecer serviços mais velozes, práticos e personalizados. Uma plataforma virtual em que o cliente cadastra os dados principais e objetivos de vida como independência financeira, juntar o primeiro milhão, viajar para o exterior, fazer intercâmbio, por exemplo – e, a partir dessas informações, o sistema monta um portfólio que busca entregar a melhor combinação entre rentabilidade e segurança. Tudo online.

“Em agosto do ano passado, a Monetus teve três fundos de investimentos interessados em aportar capital na empresa. Acabamos fechando uma rodada com a Distrito Ventures, que tem em seu board nomes como Carlos Gros, vice-presidente da Brookfield, fundo de investimentos canadense com mais de US$ 250 bilhões sob gestão, e André Mello, diretor presidente da RTM, um dos maiores nomes em tecnologia financeira do país”, finaliza Daniel.

O que move um vencedor?

Trabalhar muito, estudar o negócio em que se está atuando e ter perseverança são atributos muito óbvios que você encontra narrado nos livros que tratam do tema empreendedorismo. No entanto, boas histórias e biografias de gestores de sucesso podem servir de inspiração. Foi assim que a Monetus criou coragem para seguir em frente reconhecendo exemplos e boas práticas mundiais. O CEO Daniel Calonge abriu sua estante de livros para nós e dá dicas precisas de leituras obrigatórias para quem busca empreender. Para quem busca livros sobre educação financeira, clique aqui.

 DICAS LIVRO_1

#Fintech#monetusFavoritar

Sobre o autor
Alysson Lisboa Neves Jornalista

Jornalista formado pelo Uni-BH, Especialista em Produção em Mídias Digitais pelo IEC PUC Minas e Mestre em Comunicação Digital Interativa pela Universitat de Vic, Espanha. Mais de 20 anos de experiência em mídia impressa e digital, com passagem pelos jornais Hoje em Dia e Estado de Minas. Na Revista Encontro desempenhou a função de editor de novas mídias, coordenador da equipe digital e colunista. É também especialista em desenho de jornais e revistas em tablets e smartphones. Foi professor de jornalismo no Centro Universitário de Belo Horizonte - Uni-BH. É professor de pós-graduação no IEC PUC Minas e de Empreendedorismo no Cotemig. É palestrante nas áreas ligadas ao jornalismo digital, novas mídias, inovação em desenho de jornais e revistas, redes sociais e marketing digital. É colunista do Portal Uai e consultor de novas mídias e marketing digital.

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.