Colunistas

< voltar
CIÊNCIA EM MINAS Redação
23/Jul/2020 - 13h19

Escola de design da UEMG integra projeto que desenvolve respirador

Projeto tem como objetivo disponibilizar a tecnologia sem ônus durante o período da pandemia de Covid-19


Por CIÊNCIA EM MINAS
Respirador produzido com o apoio do NIT-UEMG

Representada pelo designer e pesquisador Hélcio Jaques de Almeida – que atua em parceria com a empresa HI Tecnologia –, a Escola de Design participa, desde março deste ano, do desenvolvimento de um equipamento de suporte respiratório para o tratamento de pacientes com necessidades de respiração assistida.

Com o apoio de integrantes do Núcleo de Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia (NIT-UEMG), de professores da Unidade Acadêmica de Passos (UEMG) e representantes da Santa Casa de Misericórdia de Passos, a proposta se estendeu e resultou na elaboração de um projeto de inovação. Os cursos de Medicina e Sistemas de Informação de Passos estão fornecendo suporte técnico à iniciativa, associados ao Programa “Trama pela vida: ações de apoio ao enfrentamento da COVID-19”. A equipe do NIT está mediando o processo para o registro de Propriedade Intelectual junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), bem como dando suporte na oficialização das parcerias e demais trâmites relativos à transferência de tecnologia para as empresas e fabricantes.

O equipamento, que está sendo elaborado, é portátil, de tecnologia acessível e com baixo custo produtivo, pois utiliza impressão 3D, corte a laser e tecnologias afins. Oferece, também, monitoramento, via sistema, dos requisitos de controle do paciente exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), como painel de operação básico incorporado com programação e controle de volume de ar fornecido ao paciente, programação da frequência respiratória, programação da taxa de inspiração/expiração e monitoramento da pressão corrente.

De alta complexidade e regido pelas normas regulatórias da Anvisa, o projeto tem como objetivo disponibilizar a tecnologia, sem ônus e durante o período emergencial da pandemia do novo coronavírus, para que ocorra a fabricação de 300 equipamentos a serem doados ao estado de Minas Gerais, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), através de parceria estabelecida com a Diretoria de Vigilância Sanitária em Medicamentos e Congêneres.

Mais informações sobre o projeto do respirador no site da UEMG.

 

Fonte: http://www.uemg.br/noticias-1/4436-covid-19-equipamento-respiratorio-e-objeto-de-projeto-de-inovacao-da-escola-de-design 

#CiênciaEmMinas#covid19#uemgFavoritar

Sobre o autor
CIÊNCIA EM MINAS Redação

Ciência em Minas é um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais - SEDE MG - e tem como objetivo divulgar resultados de pesquisa e soluções desenvolvidas em universidades e ICT's mineiras.

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.