Colunistas

< voltar
Alysson Lisboa Neves Jornalista
05/Apr/2017 - 18h44 - Atualizado em 10/Apr/2017 - 10h44

Faça uma apresentação envolvente que conte histórias inspiradoras

10 dicas para encantar seu público em uma palestra


Por Alysson Lisboa Neves Belo Horizonte

Subir ao palco requer, acima de tudo, coragem. Não é fácil abrir o microfone, passar conhecimento e encantar uma plateia. Porém, existem algumas técnicas que ajudam muito na hora da apresentação. Participo de muitos eventos nas áreas de inovação, empreendedorismo e o que não faltam são exemplos de ótimas palestras ou algumas não tão interessantes assim.

Hoje, com o fim do intermediário, profissionais das mais diversas áreas precisam subir ao palco e vender suas ideias. Seja um curso, uma palestra motivacional ou apenas a história de suas vidas, não importa. O importante é se conectar com a plateia e contar uma boa história. E é aí que os problemas começam.

Sempre que participo de algum evento, considero não apenas o que está sendo dito, mas também o modo como o interlocutor se apresenta, suas pausas, a qualidade do material apresentado e a interação com a plateia. Não basta ter um ótimo currículo e preciso muito mais que isso. Veja 10 dicas que separei para você.

  1. Convicção e informações precisas sobre o que está sendo dito são primordiais. É comum alguns palestrantes se confundirem ou até inserirem dados contraditórios em seus slides. Tome cuidado com informações antigas e defasadas.

  2. PowerPoint, Keynote ou Google Presentation - não importa em qual plataforma você vai construir sua apresentação. O importante é que ela fique bonita. Fuja do óbvio, como letras comuns e apresentações repletas de texto com poucas imagens tornam tudo mais cansativo

  3. Faça um teste antes no local da apresentação. Qualquer problema minutos antes de você entrar no palco vai aumentar muito seu nível de estresse, o que pode prejudicar seu desempenho.

  4. Não tente ser engraçado se você não tem esse dom natural. Fazer piadas antes de conectar-se com a plateia vai deixar você ainda mais distante de seus interlocutores. Cuidado com piadas sexistas ou juízos de valor. Não generalize e não imponha seu ponto de vista demasiadamente.

  5. Segundo pesquisa trazida por Martha Gabriel em sua passagem por Belo Horizonte, temos a tendência de acreditar mais nas pessoas que falam rápido. Uma narrativa lenta e uma voz muito arrastada podem gerar incômodo e desconexão com a plateia.

  6. “A palestra anterior à minha foi muito boa e tenho que surpreender a plateia.” Não entre no palco com essa mentalidade e não fale isso nunca. Esse será o gatilho para a audiência comparar o que você está apresentando e o que foi apresentado anteriormente.

  7. Resiliência e sabedoria para ouvir a plateia são peças-chave do sucesso em qualquer palestra. Um caso interessante que aconteceu outro dia. O palestrante perguntou qual era o nível de conhecimento da plateia em relação a um determinado tema. Mesmo a enquete mostrando que o nível era baixo, ele não mudou sua linguagem e modo de tratar. Pense nisso.

  8. As pessoas adoram boas histórias. Pense em construir sua apresentação com uma narrativa envolvente. Explique o que será abordado e use exemplos reais que ajudem na compreensão. Ao final, tudo precisa fazer sentido e conexão, por isso o fechamento é tão importante quanto a abertura.

  9. Fale menos de você e mais sobre seus feitos. Quanto mais coisas bacanas você tiver feito, menos vai importar qual escola você estou ou quais cidades você viveu. É comum nas apresentações você falar um pouco sobre sua trajetória, mas cuidado para não detalhar demais e perder esse precioso tempo que poderia ser gasto envolvendo as pessoas.

  10. Dica final: Agradeça às pessoas, aos colaboradores e aquele que convidou você para palestrar. Não há problema em agradecer todos que ajudaram você nas mínimas coisas como servir uma água ou conectar sua internet. Você pode até estar no púlpito e fisicamente acima das pessoas, mas isso não torna você um super herói.

#palestraFavoritar

Sobre o autor
Alysson Lisboa Neves Jornalista

Especialista em produção em mídias digitais e mestre em comunicação digital interativa pela Universidad de Vic, Espanha. Mais de 20 anos de experiência em mídia impressa e digital, tendo passado pelos jornais Hoje em Dia e Estado de Minas. Na Revista Encontro desempenhou a função de editor de novas mídias, coordenador da equipe digital e colunista. É também especialista em desenho de jornais e revistas em tablets e smartphones. Foi professor de jornalismo no Centro Universitário de Belo Horizonte - Uni-BH. Professor de pós-graduação no Centro Universitário Una. É palestrante nas áreas ligadas ao jornalismo digital, novas mídias, inovação em desenho de jornais e revistas, redes sociais e marketing digital. É colunista do Portal Uai e consultor de novas mídias e marketing digital.

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.