Colunistas

< voltar
CIÊNCIA EM MINAS Redação
25/Aug/2020 - 18h32

IF Sul de Minas desenvolve equipamento para indústria do café

Tecnologia é uma parceria público-privada e teve patente concedida pelo INPI


Por CIÊNCIA EM MINAS
Equipamento desenvolvido pelo IF Sul de Minas teve patente concedida pelo INPI

O “descascador de drupas sem utilização de água” foi desenvolvido no Campus Machado do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), numa parceria público-privada com uma empresa de equipamentos para processamento de café. O pedido de depósito de patente foi formalizado em junho de 2015 e, agora, em setembro de 2019, a patente de invenção foi concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) ao IFSULDEMINAS e à empresa parceira.

Essa é a primeira patente de invenção conquistada pelo instituto. A inovação tecnológica chama a atenção por trazer inúmeros benefícios ambientais e econômicos à cafeicultura nacional, como afirmou o coordenador da pesquisa, o diretor-geral do Campus Machado, Carlos Henrique Reinato. “Os descascadores convencionais têm um custo elevado, geram um gasto de três a cinco litros de água por litro do grão processado e produzem resíduos líquidos dez vezes mais poluentes que o esgoto urbano. Aí está o diferencial do maquinário desenvolvido pelo IFSULDEMINAS que, primeiro, reduz o gasto com a água, cada vez mais rara, acaba com a poluição gerada e abre novas possibilidades para a agricultura familiar, com a diminuição dos custos e preservação da bebida, com sua valorização no mercado”. 

Como uma das características desta invenção é apresentar um custo menor, ela propicia aos pequenos produtores acesso à tecnologia. Para o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli, "a ação só reforça uma das missões da instituição: a busca de inovaçoes que auxiliem o desenvolvimento do arranjo produtivo local, nesse caso a cafeicultura. Não obstante, trata-se de um marco institucional, pois servirá de exemplo e motivação para pesquisadores e inovadores da instituição", comentou.

Saiba mais sobre a tecnologia no portal IF Sul de Minas.

 

Fonte: https://portal.ifsuldeminas.edu.br/index.php/ultimas-noticias-ifsuldeminas/80-noticias-da-pppi/3079-patente 

#cafeicultura#CiênciaEmMinas#IFsuldeminas#INPIFavoritar

Sobre o autor
CIÊNCIA EM MINAS Redação

Ciência em Minas é um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais - SEDE MG - e tem como objetivo divulgar resultados de pesquisa e soluções desenvolvidas em universidades e ICT's mineiras.

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.