Colunistas

< voltar
CIÊNCIA EM MINAS Redação
25/Jun/2020 - 13h50 - Atualizado em 25/Jun/2020 - 13h52

Inatel apresenta espelho inteligente

Pesquisadores do Inatel Competence Center desenvolvem tecnologia que se conecta ao Google e utiliza reconhecimento facial e de voz


Por CIÊNCIA EM MINAS
Pesquisadores do Inatel e o Smart Mirror 

Você já imaginou acordar pela manhã e, ao olhar-se no espelho, poder ter acesso a uma série de informações que possam ajudar a planejar o seu dia? A equipe de especialistas do Inatel Competence Center desenvolveu o Smart Mirror (espelho inteligente, em português) que consiste em um assistente pessoal capaz de interagir com a pessoa que está em sua frente. O usuário pode conversar com ele e consultar informações como data, agenda de compromissos, previsão do tempo, notificações do celular, entre outras funcionalidades. Além de responder, o espelho também projeta as informações.

O equipamento foi desenvolvido no laboratório voltado à PD&I em parceria com a Qualcomm, como uma demonstração de aplicação para a placa DragonBoard 410c, fabricada pela empresa. Para a criação do espelho, foi criado um software que se conecta com o Google e que utiliza tecnologias de reconhecimento facial e de voz para permitir a interação com o usuário. A solução foi demonstrada no estande da Qualcomm no Futurecom, em outubro deste ano.

Segundo o especialista Ronaldo Carlucci Neto, uma vez que o usuário faz o cadastro, o equipamento consegue ler toda sua agenda e permitir todo tipo de interação, como acesso ao Google Maps, para ajudar a dar dicas de trânsito e, até mesmo, a outros aplicativos, como Youtube, para tocar uma música. “A intenção é permitir o acesso a informações úteis que possam facilitar o nosso dia a dia”, explica.

Leia mais sobre o Smart Mirror no site do Inatel.

 

Fonte: https://inatel.br/imprensa/noticias/pesquisa-e-inovacao/3397-inatel-desenvolve-espelho-inteligente-q

#CiênciaEmMinas#Inatel#smartmirrorFavoritar

Sobre o autor
CIÊNCIA EM MINAS Redação

Ciência em Minas é um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais - SEDE MG - e tem como objetivo divulgar resultados de pesquisa e soluções desenvolvidas em universidades e ICT's mineiras.

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.