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Alysson Lisboa Neves Jornalista
26/Sep/2016 - 14h14 - Atualizado em 19/Oct/2016 - 10h56

Marcas precisam entregar experiências e não apenas vender produtos

O evento ID360 reuniu profissionais para discutir os rumos da comunicação com clientes


Por Alysson Lisboa Neves
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Evento ID360 reuniu jovens empreededores e especialistas em redes sociais. Crédito: Alysson Lisboa/Simi

Promovido pela Buscar ID, empresa de marketing estratégico, o evento ID360 reuniu estudantes e profissionais do mercado para conversar sobre os temas mais relevantes na geração de audiência e conversão de vendas. No palco, especialistas do cenário nacional trouxeram suas experiências sobre marketing de conteúdo, criação de vídeos para YouTube, ciência de dados, funil de vendas entre outras. Durante todo o dia (24/9), o auditório do Hotel Ouro Minas ficou lotado para ouvir as histórias de sucesso e dicas valiosas dos especialistas.


Atrair a atenção da audiência, promover produtos e, acima de tudo, encantar o cliente. Nosso modo de consumir e de nos relacionarmos com marcas e produtos mudou substancialmente. Pesquisamos constantemente, colhemos opinião dos amigos nas redes sociais e colocamos a boca no trombone quando algo está errado. Jovens engajados buscam um relacionamento mais fluido e próximo com as marcas. As empresas precisam se preparar para mudar como avaliam, por exemplo, seu público-alvo. Usamos alguns indicadores demográficos básicos, como faixa etária, sexo e localização para determinar, a grosso modo, qual é o perfil de nosso potencial cliente. Hoje, com a profusão de dados, temos muito mais que isso às mãos. O ID 360 levantou essas questões para o público.


Conseguimos estudar mais profundamente o comportamento dos usuários, os locais que frequentam e os gostos mais diversos. Desse modo, traçamos um perfil mais assertivo e, consequentemente, mais real do consumidor. Ao invés de oferecer um produto ao cliente, buscamos entender qual sua real necessidade e, a partir daí,  iniciamos uma longa e duradoura conversa. O marketing invasivo está sendo rapidamente substituído por um marketing de relacionamento e confiança. O objetivo é trocar a venda de produtos pela venda de experiências. E esse é o grande desafio. Você está preparado?

Alguns ensinamentos extraídos do evento:


Faça vídeos


“Vídeos sociais geram 1.200% mais engajamento que fotos e vídeos”

“O futuro não é mais vídeo, é imersão”

“O vídeo é um vendedor perfeito. Você pode estar dormindo enquanto ele vende para você”

“Conteúdo é a razão por onde toda busca começa”

“O YouTube é uma vitrine. O Facebook é uma conversa”

“Não é porque é internet que se pode fazer de qualquer jeito”


Camilo Coutinho - especialista em vídeos on-line


Analise os dados


“Dado é o novo petróleo na economia digital”

“Deixamos de lado o monitoramento de marcas. Fazemos agora o monitoramento de comportamento”

“Podemos decodificar o comportamento das pessoas por meio dos dados”

“As mídias sociais não são a única forma de entender o comportamento dos usuários”


Letícia Pozza - cientista de dados

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#marketingdigital#rockcontentFavoritar

Sobre o autor
Alysson Lisboa Neves Jornalista

Jornalista formado pelo Uni-BH, Especialista em Produção em Mídias Digitais pelo IEC PUC Minas e Mestre em Comunicação Digital Interativa pela Universitat de Vic, Espanha. Mais de 20 anos de experiência em mídia impressa e digital, com passagem pelos jornais Hoje em Dia e Estado de Minas. Na Revista Encontro desempenhou a função de editor de novas mídias, coordenador da equipe digital e colunista. É também especialista em desenho de jornais e revistas em tablets e smartphones. Foi professor de jornalismo no Centro Universitário de Belo Horizonte - Uni-BH. É professor de pós-graduação no IEC PUC Minas e de Empreendedorismo no Cotemig. É palestrante nas áreas ligadas ao jornalismo digital, novas mídias, inovação em desenho de jornais e revistas, redes sociais e marketing digital. É colunista do Portal Uai e consultor de novas mídias e marketing digital.

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