Colunistas

< voltar
CIÊNCIA EM MINAS Redação
02/Feb/2021 - 10h17 - Atualizado em 02/Feb/2021 - 10h19

Pesquisa do Cefet-MG utiliza rejeitos de mineração na construção civil

Rejeitos e estéreis são usados na fabricação de peças de pavimento


Por CIÊNCIA EM MINAS

Viabilizar a aplicação de rejeitos e estéreis da mineração de ferro em artefatos de concreto e disponibilizar material para infraestrutura de transportes e urbanização por meio da produção de peças de pavimento. Essa é a proposta do projeto “Pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo para a utilização de rejeitos e estéreis da mineração em artefatos da construção civil”, coordenado pelo professor do Departamento de Transportes Augusto Bezerra.

A pesquisa faz parte da cooperação e interação entre os setores público e privado, uma vez que será desenvolvida em laboratórios do CEFET-MG e em planta-piloto da Vale, parceria favorável à inovação e às atividades de transferência de tecnologia. A fábrica piloto da mineradora vai produzir 3,8 milhões de materiais pré-moldados para o setor de construção, sendo essa a primeira iniciativa da Vale para o reaproveitamento dos rejeitos das minas.

O diferencial da atuação do CEFET-MG no projeto, segundo o professor Augusto, será a busca da sinergia entre a utilização de diversos rejeitos e estéreis na produção de artefatos de concreto. “Cabe ao projeto garantir, portanto, que os rejeitos produzidos pela empresa possam ser utilizados como insumos nas formulações, em percentuais elevados para um melhor reuso desse material Da mesma forma, é interessante saber se rejeitos diversos de etapas distintas (portanto, com características química, físicas e mineralógicas distintas) podem ser combinados nos produtos produzidos, tendo como meta a geração de inovação tecnológica”, explica o coordenador.

Saiba mais sobre a pesquisa no site do Cefet-MG.

 

#cefetmg#CiênciaEmMinasFavoritar

Sobre o autor
CIÊNCIA EM MINAS Redação

Ciência em Minas é um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais - SEDE MG - e tem como objetivo divulgar resultados de pesquisa e soluções desenvolvidas em universidades e ICT's mineiras.

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.