Colunistas

< voltar
Alysson Lisboa Neves Jornalista
16/Sep/2016 - 10h28 - Atualizado em 16/Sep/2016 - 10h47

Saiba como aproveitar ao máximo os eventos que você participa

O SIMI dá dicas para você aproveitar e absorver ao máximo os eventos que você participa. Confira!


Por Alysson Lisboa Neves
foms 2016
Foms 2016
Crédito: Gabriel Maciel

Palestras, seminários, workshops, mesas-redondas, feiras, congressos e muito mais. São tantos eventos que ocorrem no mundo do empreendedorismo e inovação que quase não sobra mais espaço na agenda. O SIMI dá dicas para você aproveitar e absorver ao máximo as apresentações. Confira!

Antes de qualquer coisa, tenha sempre em mãos o kit de sobrevivência. Confira os apetrechos que não podem ficar fora da sua mochila:

  • Caderno de anotações
  • Cartões de visita
  • Muitas canetas
  • Água
  • Snacks ou frutas
  • Gravador
  • Câmera fotográfica
  • Laptop ou tablet
  • Carregador de baterias

Como reter o conteúdo

Pesquisas apontam que apenas 20% do conteúdo mostrado em sala de aula ou em palestras fica retido na nossa cabeça. Para tentar melhorar isso, algumas técnicas podem ajudar. Sabemos que cada um tem um modo particular de aprender e apreender o conteúdo, não é mesmo? Então escolha a técnica que mais combina com você e vá em frente!

Anotar os pontos centrais em tópicos evita que você perca a concentração no que está sendo falado. Faça fotos de algumas telas, mas verifique antes se o autor autoriza. Gravar o áudio pode ser uma boa, mas não se esqueça de ouvir tudo e registrar os pontos centrais. Filmar, geralmente, é proibido em eventos. Por isso, peça autorização antes para gravar uma palestra. Caso você não tenha autorização e publique na internet, poderá ser acusado de pirataria e até ser processado.

Outra coisa que funciona bem é um mapa visual do que está sendo dito. Faça marcações com pontos centrais e ideias ditas pelo autor. Além das palavras-chave, desenhos simples podem ajudar na memorização. No entanto, muitas vezes os problemas são a baixa luminosidade do local ou a ausência de mesas para apoiar papéis. Um aplicativo de desenhos como o Evernote para tablets ajuda muito nessa hora.

Tenha sempre em mente que seus parceiros e concorrentes também estão lá

Você pode ter milhões de conexões no LinkedIn, mas o evento presencial proporciona uma experiência única para network. Aproveite cada segundo para fazer contato com pessoas que podem conectar-se ao seu negócio. Nada de timidez nessa hora. Tenha sempre pronto um breve resumo sobre seu produto ou serviço para dialogar com parceiros. Você precisa estar muito bem informado, não apenas do seu mercado, mas também sobre os mercados indiretos do seu negócio.

Em palestras network é rei

Os coffee-breaks ou intervalos de almoço são os momentos ideais para trocar cartões de visita. Tenha eles sempre em mãos. Não fique envergonhado nessa hora. Lembre-se de que o espaço foi criado para isso. Produza cartões criativos com informações relevantes sobre seu negócio e não deixe de fora as informações abaixo:

  • Nome completo
  • Função
  • Telefone com DDD
  • Site e blog
  • Redes sociais
  • Descrição breve sobre seu negócio ou serviço
  • Você pode usar também Qrcode para facilitar a inclusão direta na agenda

 Prepare-se para o evento

Antes de adquirir os ingressos, verifique se aquele evento é realmente importante para seu negócio. Alguns pontos precisam ser observados:

Faça uma busca detalhada sobre cada palestrante. O Slideshare é um ótimo repositórios para isso. Verifique quantas vezes o material daquele palestrante foi acessado. O Twitter também é muito bom para isso. Procure por outros eventos que o palestrante já tenha participado e confira se existe algum comentário no Facebook.

Nem sempre um palestrante internacional é sinônimo de qualidade. É importante que ele seja referência em sua área de atuação e que tenha, também, formação acadêmica.

Como se vestir e se comportar

É muito constrangedor quando o celular toca em um auditório lotado. Evite esse problema e deixe o celular no silencioso o tempo todo.

Em eventos como feiras em áreas muito amplas, como é o caso da Campus Party, que acontece em Belo Horizonte este ano, opte sempre por roupas confortáveis.

Caso o evento seja voltado para executivos, é importante usar terno, mas gravata não é obrigatório.

Na maioria dos casos, você pode também utilizar uma camisa com a logo de sua empresa. É um modo de promover seu negócio e dar visibilidade.

Faça perguntas pertinentes

Caso o evento permita perguntas dos participantes, não perca essa oportunidade. Seja cordial, breve na apresentação, dizendo seu cargo e o que sua empresa realiza. Depois, faça uma pergunta curta que não seja muito específica. Pense em problemas mais gerais, isso vai ajudar outras pessoas.

Saiba a diferença entre os principais tipos de evento

Rodadas de negócios – São reuniões pré-agendadas entre produtores e compradores, geralmente realizadas paralelamente a feiras. Durante as reuniões, as empresas apresentam suas ofertas e demandas, podendo concretizar negócios naquele momento ou apenas realizar um contato inicial.

Feiras – Organizadas por empresas ou organizações especializadas em ramos específicos, para determinado segmento do mercado, com finalidades de exposição, apresentação ou comercialização de produtos e serviços industriais, técnicos, científicos, estabelecimento de contatos e parceria, entre outros.

Convenções – Encontros normalmente realizados por empresas nos quais participam seus colaboradores e/ou parceiros. Sua finalidade pode ser a avaliação de desempenho, lançamento de novos produtos, discussão de planejamentos estratégicos. Exemplo: convenções de empresas jornalísticas, supermercadistas, atacadistas etc.

Congressos – Buscam apresentar e discutir assuntos da atualidade e de interesse específico de determinada área ou ramo profissional. São compostos por vários tipos de atividades, tais como mesas-redondas, colóquios, simpósios, palestras, entre outros. Têm duração média de três a cinco dias.

Fóruns – Discussões e debates de temas específicos e atuais, com participação ativa de todos os presentes, por meio de perguntas e recomendações feitas por um coordenador que lidera a sessão.

Seminários – Com caráter estritamente técnico e bastante semelhante a um curso, reúnem um número limitado de pessoas de mesmo nível de qualificação. São constituídos de três etapas: exposição do tema, discussão e conclusão.

Conferências – Eventos similares a uma palestra, no entanto com mais formalidades. Consistem na apresentação de um tema por especialista qualificado, para um público numeroso de também bom nível de qualificação, com duração rápida.

Cursos – De finalidade educativa, caracterizam-se pela apresentação de determinado tema com o objetivo de capacitar os participantes por meio da aquisição de novos conhecimentos, treinamento ou reciclagem.

Jornadas – O termo é usualmente utilizado para a realização de congressos com uma menor abrangência, reunindo grupos com interesses comuns de determinada região.

Workshops – Têm características similares aos seminários, sendo o encontro de pessoas com interesses comuns em que o palestrante coloca sua experiência e trabalho, com a realização de atividades práticas sobre o tema desenvolvido.

Palestra – Narrativa única de duração curta (média entre 30 minutos a 1h30),  admitindo perguntas da plateia ao final.

Painel – Dois ou mais expositores que apresentam brevemente um assunto e, em seguida, discutem entre si. Não há manifestação do público.

Mesa-redonda – Reúne vários especialistas ligados a um tema principal, mas com pontos de vista ou correntes de pensamentos diferentes. É coordenada por um profissional denominado coordenador ou moderador e cada participante dispõe de um determinado tempo e posterior debate entre os integrantes da mesa.  

Simpósio – Derivação da mesa-redonda, com a participação de profissionais de renome e especialistas, em que cada um apresenta um aspecto  relacionado ao tema principal. As conclusões são compostas pela soma das contribuições dos especialistas.

 

Fonte: Simi - Sistema Mineiro de Inovação

Então, qual o melhor evento que você já participou? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente sua experiência. Você tem outras dúvidas sobre eventos ou quer saber mais sobre empreendedorismo e inovação, converse com a gente.

#campusparty#finit#networking#palestra#simiFavoritar

Sobre o autor
Alysson Lisboa Neves Jornalista

Jornalista formado pelo Uni-BH, Especialista em Produção em Mídias Digitais pelo IEC PUC Minas e Mestre em Comunicação Digital Interativa pela Universitat de Vic, Espanha. Mais de 20 anos de experiência em mídia impressa e digital, com passagem pelos jornais Hoje em Dia e Estado de Minas. Na Revista Encontro desempenhou a função de editor de novas mídias, coordenador da equipe digital e colunista. É também especialista em desenho de jornais e revistas em tablets e smartphones. Foi professor de jornalismo no Centro Universitário de Belo Horizonte - Uni-BH. É professor de pós-graduação no IEC PUC Minas e de Empreendedorismo no Cotemig. É palestrante nas áreas ligadas ao jornalismo digital, novas mídias, inovação em desenho de jornais e revistas, redes sociais e marketing digital. É colunista do Portal Uai e consultor de novas mídias e marketing digital.

Temas tratados:

 

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.