Colunistas

< voltar
Alysson Lisboa Neves Jornalista
13/Dec/2018 - 13h14 - Atualizado em 17/Dec/2018 - 14h52

Simi 12 anos: dando voz e visibilidade para a inovação em Minas

Sistema Mineiro de Inovação comemora aniversário. Mais de uma década levando informação sobre empreendedorismo para os quatro cantos do mundo


Por Alysson Lisboa Neves
Lounge do Simi durante a Finit: Aproximação com o ecosssitema de inovação
Crédito: Simi/Divulgação


Há 12 anos o Sistema Mineiro de Inovação foi criado. No mesmo ano em que o microblog Twitter nasceu e um ano antes do nascimento do smartphone mais famoso do mundo, o iPhone. Naquela época, pouco se ouvia falar sobre inovação e empreendedorismo no Brasil e o Simi já tratava do assunto. Quando o Simi começou a escrever sobre empreendedorismo, inovação, ciência e tecnologia o Whatsapp nem sonhava aparecer. Demorou mais três anos para que esse aplicativo chegasse e caísse rapidamente no gosto de todo mundo. Com o Simi, também não foi diferente.

Aos poucos e com muito trabalho o Portal Simi.org.br passou a ser referência também para outras empresas. Com a proposta de ser uma plataforma de mídias sociais catalisadora, aos poucos, foi encontrado seu caminho e se fortalecendo. Na época que o Simi surgiu a internet tinha apenas 1,1 bilhão de usuários no mundo - hoje são mais de 4 bilhões.

Nós crescemos. Hoje são quase 4 mil matéria publicadas nos mais diversos assuntos para um público ávido por histórias de superação, conquistas e muitas lutas. Produzimos as primeiras matérias sobre startups que nasciam na cidade de Belo Horizonte como a Méliuz, Hotmart, Sympla, Rock Content e tantas outras. Assistimos e presenciamos cada nova conquista de empresas que hoje acumulam centenas de colaboradoras e premiações.  

O Simi também entrou no cotidiano dos centros de pesquisa, aceleradoras, empresas juniores em faculdades e universidades. Vimos o brilho nos olhos de jovens estudantes em busca do sonho de mudar a vida de milhões de pessoas através da tecnologia. Visitamos o Laboratório Aberto do Senai, Vimos o nascimento da BiotechTown, o crescimento do Inatel em Santa Rita do Sapucaí, a Campus Party que aterrizou pela primeira vez em Minas Gerais. Foram inúmeros eventos e movimentação de um mercado pujante de mentes criativas com soluções simples para problemas complexos.

Participamos de inúmeros programas de imersão como como Startup Weekend, Lemonade, Startup Cotemig, BioStartup Lab. Semanas de Ciência e Tecnologia e ajudamos a divulgar o que a ciência tem feito em seus laboratórios. Ajudamos a trazer para o público geral os cursos e oportunidades em uma intensa agenda de eventos. Nos últimos 4 anos divulgamos mais de mil ações com os temas mais diversos.

Mas nada disso seria possível se não fosse trazido pela mão de gente criativa, perseverante e disposta a buscar a informação onde quer que ela estivesse. O time do Simi é formada por jovens talentosos, jornalistas, publicitários, relações públicas sempre antenados com o que há de mais atual acontece no mundo levando para os nossos milhares de leitores a notícia confiável e certa para entender o nosso mundo em transformação. Estamos certos do nosso propósito é a ponte sólida que conecta o que está sendo realizado em Minas Gerais  aos nossos leitores. Sempre com uma linguagem simples, objetiva e divertida.

Diversificação de canais para um público diverso

Quando o Simi começou a atuar, não tínhamos tantos canais de distribuição de conteúdo como hoje. Mas nem por isso nos fechamos dentro das caixas. Entendemos que inovar na comunicação é também uma questão de sobrevivência. Hoje temos stories no Instagram, Whatsapp é um poderoso canal de alinhamento de ações entre os colaboradores, Twitter, E-books, email-marketing e muito mais. E estamos prontos para os novos formatos e as novas demandas para levar informação de qualidade aos nossos leitores e parceiros! Vamos juntos por mais 12 anos?

##simiFavoritar

Sobre o autor
Alysson Lisboa Neves Jornalista

Jornalista formado pelo Uni-BH, Especialista em Produção em Mídias Digitais pelo IEC PUC Minas e Mestre em Comunicação Digital Interativa pela Universitat de Vic, Espanha. Mais de 20 anos de experiência em mídia impressa e digital, com passagem pelos jornais Hoje em Dia e Estado de Minas. Na Revista Encontro desempenhou a função de editor de novas mídias, coordenador da equipe digital e colunista. É também especialista em desenho de jornais e revistas em tablets e smartphones. Foi professor de jornalismo no Centro Universitário de Belo Horizonte - Uni-BH. É professor de pós-graduação no IEC PUC Minas e de Empreendedorismo no Cotemig. É palestrante nas áreas ligadas ao jornalismo digital, novas mídias, inovação em desenho de jornais e revistas, redes sociais e marketing digital. É colunista do Portal Uai e consultor de novas mídias e marketing digital.

Temas tratados:

 

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.