Colunistas

< voltar
CIÊNCIA EM MINAS Redação
10/Nov/2020 - 17h26

UEMG conquista prêmio internacional BEYONDPLASTIC Awards 2020

Projeto foi desenvolvido para trabalho de conclusão do curso de Design de Produtos


Por CIÊNCIA EM MINAS
Embalagens desenvolvidas em projeto premiado
Crédito: UEMG 

Desenvolvida pela aluna Elena Raquel Amato Ellwanger como Trabalho de Conclusão de Curso, sob orientação da professora Caroline Salvan Pagnan para a graduação em Design de Produtos, uma coleção de embalagens sustentáveis para cosméticos conquistou o 1º Lugar no 2020 BEYONDPLASTIC Awards, na categoria “Impacto mais prático na redução do uso de plásticos”. 

Com o intuito de reduzir o uso de plásticos de origem fóssil, objetivando um menor impacto ambiental negativo das embalagens de cosméticos naturais, o projeto investiu numa estratégia de aplicação de um material bio-baseado, biodegradável e compostável aliado à lógica da Economia Circular. Ele consiste em cinco embalagens (ver galeria abaixo) para cosméticos naturais de consistência cremosa, utilizando como matéria prima a celulose bacteriana biofabricada: material compostável, de fonte renovável, com rápido crescimento, vegano, local e de fácil acesso, eliminando a necessidade de transportar a matéria-prima por longas distâncias.

A frase “desembalar menos, descascar mais” foi utilizada como conceito para o desenvolvimento do produto, que busca passar uma sensação tão natural quanto a de uma fruta, simulando a ação de descascar ao remover sua embalagem secundária. As embalagens consistem em um recipiente feito de sabonete para conter produtos cremosos, além de um envoltório, pigmentado com ingredientes naturais, para proteger o sabonete e conter as informações do produto e da marca. A celulose utilizada na embalagem secundária é produzida pela colônia de bactérias e leveduras utilizada na fabricação da bebida probiótica chamada Kombucha. A ideia foi utilizar como matéria-prima a celulose residual de produtores locais de Kombucha, que além de gerar valor através da reutilização de um resíduo, aumenta a integração de iniciativas locais.

Para saber mais sobre o projeto, acesse o site da UEMG.

 

Fonte: http://www.uemg.br/noticias-1/4540-escola-de-design-projeto-desenvolvido-na-unidade-conquista-1-lugar-em-premio-internacional

#CiênciaEmMinas#Design#uemgFavoritar

Sobre o autor
CIÊNCIA EM MINAS Redação

Ciência em Minas é um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais - SEDE MG - e tem como objetivo divulgar resultados de pesquisa e soluções desenvolvidas em universidades e ICT's mineiras.

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.