Colunistas

< voltar
Alysson Lisboa Neves Jornalista
15/Dec/2017 - 13h19 - Atualizado em 15/Dec/2017 - 13h41

Um ano para ficar na história do empreendedorismo em Minas Gerais

Simi realizou a cobertura e presenciou histórias de superação durante a cobertura jornalística de 2017


Por Alysson Lisboa Neves

De janeiro a dezembro foram dezenas de eventos que marcaram o ano de 2017. O Simi fez uma cobertura isenta e completa levando informação variada para quem busca inovar no Estado e plantando a semente da inovação na cabeça dos jovens mineiros

Começamos o ano de 2017 desembarcando em São Paulo para a cobertura da Campus Party Brasil (CPBR). O evento é considerado o maior do mundo em inovação e tecnologia. A Campus também tem a versão mineira, parceria que se iniciou em 2016.

O início de fevereiro foi marcado pela abertura da quarta rodada do Seed, programa de aceleração de startups do Governo de Minas. O mês foi especialmente recheado por eventos ligados às universidades. Dando início ao ano letivo, a UFMG lançou o Startup U (foto acima) e mais tarde um pouco foi a vez da Universidade Federal de Ouro Preto com o Empreenda em Ação (foto abaixo). No dia 17 de fevereiro, a Microsoft trouxe o Circuito Microsoft Startups, importante evento voltado ao mundo do empreendedorismo. Essa empresa norteamericana já fincou os pés em Minas Gerais firmando parcerias constantes com startups e programas de aceleração.

 

O mês também movimentou todo o Estado de Minas Gerais com a formação dos agentes do Minas Digital. A proposta foi dar visibilidade para pessoas que estão fazendo a diferença em suas regiões para que elas possam, com o apoio do governo, realizar a difusão e empoderamento de mais pessoas interessadas em tecnologia e inovação. Esse é o poder das conexões.

Em abril, o volume de eventos com cobertura do Simi foi muito grande. Tivemos o Campus On The Road BH (foto abaixo) em parceria com o Google também foi destaque. Dia 20 fizemos a cobertura do Demoday Biostartup Lab. Esse evento tem importância singular porque é uma ação que dá visibilidade às pesquisas na área de Ciências da Vida. Realizado pela Biominas, essa importante iniciativa aproxima a ciência do mercado com soluções práticas em biotecnologia.

 

O mês de maio foi marcado pelo aniversário de 10 anos do Simi (foto abaixo). A celebração foi realizada dentro da Semmap - Semana Professor Marcos Pinotti de Engenharia Mecânica e Inovação. Foram quatro dias de palestras, exposição de produtos e muita informação. Ainda em maio realizamos a cobertura do 34º Congresso da Associação Mineira de Municípios (AMM). Um estande montando no Expominas mostrou as ações da Sedectes e aproximou prefeituras das startups que trazem inovação para a gestão dos municípios.

 

Foi no dia 23 de maio que conhecemos as startups selecionadas na quarta rodada do Seed (foto abaixo). Mas porque ficamos tão ligado no programa? O Seed é uma ação consolidada em Minas Gerais e cada rodada, inovadores, professores e empresários ligados ao ecossistema confirmam presença. Assim é possível conhecer todos eles, trocar cartões e ver de perto as startups que entram no programa. É do Seed que saem as empresas que fazem a diferença em Minas.

Em maio o Simi amplia seu leque de serviços

A Trilha Mineira de Inovação (TMI) também foi mostrada à sociedade em maio. A plataforma, inserida no Portal do Simi, busca dar mais transparência e facilitar a busca de informações sobre editais e programas que podem ser utilizados pelos empresários. Outras informações sobre a TMI você pode ver clicando aqui.

Um Portal “pé na estrada”

Em junho e julho de 2017 o Simi colocou o pé na estrada para cobrir diversos eventos. Entre eles a Campus Party Brasília e o Empreenda em Ação em Ouro Preto. Viajamos em julho até Juiz de Fora para cobrir a Inova Lácteos - Feira que mostra inovação no setor de laticínios.

No início do segundo semestre e com a aproximação da Finit - Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia as coisas começaram a ficar ainda mais agitadas. Empresas parceiras e instituições mostraram projetos como a Feira do Empreendedor Sebrae (foto acima) e Inauguração do P7 Criativo (foto abaixo). O agitado mês foi marcado ainda pelo Demoday do 100 Open Startups, Finit Tour em Uberlândia, cobertura da Campus Party em Salvador/BA e Fala Ciência em Viçosa, Minas Gerais. Eventos de startups como o Fire 2017 da Hotmart e o Expo Fórum Mkt Digital em São Paulo foram outros eventos de destaque com cobertura do time de jornalistas do Simi.

Como os eventos transformam a cabeça do jovem empreendedor?

Em cada uma das coberturas que realizamos ao longo de 2017 foi possível perceber o esforço dos jovens e o novo horizonte que se abre com a tecnologia e ações de educação empreendedora. Nossa repórter Paula Isis vivenciou ótimas e comoventes histórias ao longo de 2017. Uma delas foi testemunhada dentro do PlugMinas. O Sebrae realiza trabalho de capacitação com uma turma de baixa renda da Escola de formação gerencial do Sebrae (EFG) dentro do PlugMinas. Eles disputavam uma vaga com os demais alunos para uma missão na Alemanha. Parecia difícil, mas não foi.

Esses alunos (foto abaixo) do PlugMinas venceram a disputa e conquistaram o direito de viajar à Alemanha para uma missão. O desafio passou então, a ser outro:  Conseguir fundos para custear a viagem. Então, como todo e bom empreendedor, os jovens - estudantes da rede pública de educação - tomaram fôlego e lutaram para arrecadar R$ 25 mil necessário para a viagem. E conseguiram! O duplo esforço foi recompensado. O olhar de satisfação das crianças encheram os olhos de todos naquele dia e da nossa reportagem.

Finit se aproximando

Setembro chegou com força total e o ecossistema de inovação invadiu o interior de Minas Gerais. O tour da Finit chegou à Montes Claros (foto abaixo) e Juiz de Fora. Desembarcamos também em Santa Rita do Sapucaí para o Hacktown  com envolvimento de toda a cidade.

Há um mês da Finit, em outubro, fizemos cobertura ao vivo do Unimed Link One, programa de fomentar ideia inovadoras na área da saúde. Viajamos até Teófilo Otoni e Coronel Fabriciano para divulgar ainda mais a Finit. Fizemos lives no Facebook, webinários, participação em feiras, divulgação em universidades e todo o esforço foi concentrado no final do mês e início de novembro para a grandiosa cobertura da Finit.

O lounge (Foto acima) e o estúdio do Simi ganharam destaque no evento com dezenas de entrevistas, oficinas, palestras e muitas horas de conteúdo. A cobertura do Simi produziu mais de 15 vídeos e 30 matérias. Mas o ano ainda não havia terminado.

Chegamos em novembro com a cobertura do Museomix (foto abaixo), cobertura do programa Startup Universitário e do evento Delfos na UFMG. Teve também soluções para comemorar os 120 anos de Belo Horizonte com o Hack City BH. Com certeza um ano para ficar na história. Encerrando as atividades da quarta rodada do Demoday do Seed mostrando ao mundo as startups que estão fazendo a diferença no Estado.

O Demoday do Seed (foto abaixo) marcou o final  dos trabalhos das 40 startups selecionadas na quarta rodada do programa. Muitas delas, ao longo do ano, ganharam espaço e foram disputada por investidores e parceiros, além de mentorias em outras cidades ou países. A próxima edição ainda não tem data definida,  mas com certeza, terá muitas novidades.

Esperamos que 2018 seja um ano ainda de mais movimentado no ecossistema de inovação, novas parcerias e muito trabalho para elevar Minas Gerais e mudar a cabeça dos jovens que vão pavimentar o futuro.

#eventos#fire2017Favoritar

Sobre o autor
Alysson Lisboa Neves Jornalista

Jornalista formado pelo Uni-BH, Especialista em Produção em Mídias Digitais pelo IEC PUC Minas e Mestre em Comunicação Digital Interativa pela Universitat de Vic, Espanha. Mais de 20 anos de experiência em mídia impressa e digital, com passagem pelos jornais Hoje em Dia e Estado de Minas. Na Revista Encontro desempenhou a função de editor de novas mídias, coordenador da equipe digital e colunista. É também especialista em desenho de jornais e revistas em tablets e smartphones. Foi professor de jornalismo no Centro Universitário de Belo Horizonte - Uni-BH. É professor de pós-graduação no IEC PUC Minas e de Empreendedorismo no Cotemig. É palestrante nas áreas ligadas ao jornalismo digital, novas mídias, inovação em desenho de jornais e revistas, redes sociais e marketing digital. É colunista do Portal Uai e consultor de novas mídias e marketing digital.

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.