Colunistas

< voltar
CIÊNCIA EM MINAS Redação
30/Jun/2020 - 13h41 - Atualizado em 30/Jun/2020 - 13h43

Unifei desenvolve protótipo para indústria de alumínio

Pesquisador cria novo sistema multiconversor para processo de extração da indústria de alumínio


Por CIÊNCIA EM MINAS
Protótipo desenvolvido por pesquisador da Unifei

O aluno de doutorado Christel Enock Ghislain Ogoulola, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), desenvolve atualmente a tese de doutorado intitulada “Protótipo de novo sistema multiconversor de 48 pulsos para ser utilizado em processo de extração da indústria de alumínio”, que foi selecionada pela Associação Brasileira do Alumínio (Abal) para ser apresentada na oitava edição do Congresso Internacional da Indústria do Alumínio – VIII Expoalumínio, em setembro de 2018.

 Esta tese é uma continuação de sua dissertação de mestrado desenvolvida durante dois anos e que teve como orientador o professor Ângelo José Junqueira Rezek, do Instituto de Sistemas Elétricos e Energia (ISEE), e como co-orientador o professor Luiz Eduardo Borges da Silva, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (Iesti). O artigo selecionado para apresentação tem como coautores os engenheiros: Ângelo José Junqueira Rezek, Francisco Xavier Fifatin, José Policarpo Gonçalves de Abreu, Olatoundji Georges Gnonhoue, Rafael Di Lorenzo Corrêa e Valberto Ferreira da Silva.

 O trabalho de pós-graduação faz o estudo teórico de um novo sistema multiconversor CA-CC de 48 pulsos e “propõe uma novidade para implementação de sistema multiconversor de 48 pulsos (conversor CA/CC), para aplicação na indústria de alumínio, para extração deste, em processos que exigem correntes da ordem de centenas de quilo-amperes [kA]”, de acordo com o resumo da dissertação de mestrado, que se encontra no repositório da Biblioteca Mauá (BIM) da Unifei, e que serve como base para a tese de doutorado em desenvolvimento.

Para saber mais sobre o protótipo, acesse o site da Unifei.

 

Fonte: https://unifei.edu.br/blog/doutorando-da-unifei-desenvolve-prototipo-de-novo-sistema-multiconversor-para-processo-de-extracao-da-industria-de-aluminio/

#aluminio#unifei#CiênciaEmMinasFavoritar

Sobre o autor
CIÊNCIA EM MINAS Redação

Ciência em Minas é um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais - SEDE MG - e tem como objetivo divulgar resultados de pesquisa e soluções desenvolvidas em universidades e ICT's mineiras.

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.