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Glossário e conceitos
Estágio de desenvolvimento- Ideação (Fase de concepção da ideia até consolidação do Mínimo Produto Viável - MVP para um nicho de mercado específico)
- Operação (Fase em que a startup atua de forma a consolidar um número considerável de primeiros clientes, mas ainda sem processos definidos)
- Tração (Início da consolidação e repetição de processos para áreas da startup, como vendas, marketing, recursos humanos, sucesso do cliente etc)
- Escala (Nesta fase a startup possui taxas de crescimento elevadas, já possui processos mais estruturados e busca se expandir para novas praças, como públicos, localidades, segmentos, etc)
- Consolidado no mercado (Startup é um dos principais líderes no mercado em que atua e já construiu barreiras à entrada relevantes)
Modelo de negócios
- Anúncios (Produtos e serviços são fornecidos gratuitamente, mas acompanhadas de anúncios pagos pelos patrocinadores identificados)
- Assinatura (Receitas recorrentes através de compras repetidas)
- Baseado em uso (precificação do serviço é baseada no uso de um cliente durante um determinado período, denominado pelo que é o serviço da empresa (ex:, valor por uso de API, etc))
- E-commerce (Se concentra na venda de produtos, através de uma loja virtual na internet)
- Enterprise (vende serviços ou software para outras empresas com base em uma licença única, regulados por contratos vigentes)
- Hardware (vende dispositivos físicos para consumidores ou empresas)
- Marketplace (Atua como intermediário na venda de bem ou serviço entre vendedores e consumidores, geralmente cobrando taxa ou porcentagem do valor total transacionado)
- Transacional (permite uma transação financeira em nome de um cliente e cobra uma taxa ou uma porcentagem do valor transacionado)
- SaaS (Disponibiliza softwares e soluções de tecnologia como um serviço, por meio de soluções hospodadas em nuvem)
Segmentação de clientes
- B2B (empresa para empresa)
- B2C (empresa para consumidor)
- B2B2C (empresa para empresa para o consumidor - quando há primeiramente uma relação de venda entre empresas, para só depois atingir o cliente final)
- C2C (consumidor para consumidor - onde a operação de compra e venda envolve apenas dois consumidores. A empresa que desenvolve o negócio realiza apenas o intermédio desta transação.)
- B2G (empresa para a administração pública)
