Eventos

< voltar

SEMINÁRIO SOBRE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO COLABORATIVA

 SEMINÁRIO SOBRE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO COLABORATIVA
Divulgação BH-TEC
Durante o seminário será discutida a pesquisa, desenvolvimento e inovação colaborativa no âmbito do conceito de Plataforma Tecnológica, criado pela União Europeia (UE) para promover a PDI Colaborativa nos países membros, do tipo “industry/academy driven”

#inovação#pesquisa#seminário#bhtech

Data
Local
06/Jun/2018 08h00 - 13h00 Exportar para sua Agenda

Programação

O evento é aberto ao público, voltado tanto a Empresas interessadas na PDI, quanto a Academia. Nesse contexto, busca-se promover canais que levem as empresas a obterem vantagens técnicas e econômicas, além de outros benefícios, como o estabelecimento de contatos de interesse estratégico, o melhoramento da imagem corporativa e a credibilidade frente aos clientes e parceiros, no Brasil e no exterior. Na ocasião serão apresentados o Programa H2020 da UE e experiências de empresas brasileiras em PDI colaborativa nacional e internacional.

Por que participar de programas de PDI Colaborativa? Por que colaborar com outros? Segundo Tonny Vellin, da ETP NESSI - The Networked European Software and Services Initiative:

  • Vantagens técnicas: i) Melhorar a base tecnológica da sua empresa. Adquirir novos conhecimentos; ii) Compartilhar os riscos tecnológicos e industriais com outras entidades; iii) Acessar informação tecnológica de caráter estratégico em colaboração com consórcios internacionais; iv) Derivar vantagem competitiva na vanguarda da Inovação.
  • Vantagens econômicas: Obter apoio financeiro da EU para alcançar objetivos tecnológicos mais ambiciosos; ii) Compartilhar os riscos financeiros com outras entidades; iii) Abrir oportunidades de negócio através da entrega de soluções inovadoras em um vasto espectro de setores industriais e de serviços; iv) Abrir novos mercados potenciais no mundo.
  • Outros benefícios: Estabelecer contatos de interesse estratégico com parceiros europeus. Networking; ii) Melhorar a imagem corporativa da sua empresa e a credibilidade frente aos clientes e parceiros.


    Programação:

8h30 - 9h: Recepção
9h: Abertura do evento BRAFIP
9h10 – 10h10: Palestra “PDI Colaborativa Internacional: Programa H2020 da União Europeia”
Palestrante: José Antonio Antonioni – vice-presidente da BRAFIP
10h10 – 11h10: Palestra “BRAFIP - Plataforma Tecnológica Brasileira”, destacando a ‘Chamada BRAFIP 2018 de Ideias para PDI Colaborativa’
Palestrante: Roberto Mayer – presidente da BRAFIP
11h10 – 11h40: Coffee break
11h40 - 13h: Painel "Experiências de Empresas Brasileiras em PDI Colaborativa: Nacional e Internacional".
Moderador: José Antônio Antonioni – vice-presidente da BRAFIP
Painelistas:
- Alexandre Beltrão Moura – Chairman da Light Infocon Tecnologia, Diretor de Relações Internacionais da BRAFIP
- Henrique Pereira – CEO da WayCarbon
- Daniel Ramos – Gerente de Projetos de P&D da Concert Technologies
- José Nagib Cotrim Árabe – DCC/UFMG, Unidade Credenciada pela EMBRAPII (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial)

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.