Eventos

< voltar

Rota 2030: Fundep lança chamada pública de PD&I

Rota 2030: Fundep lança chamada pública de PD&I
A Rota 2030 irá aportar até R$ 33 milhões em projetos de PD&I

#Fundep#Rota2030

Data
Local
15/Fev/2021 - 09/Abr/2021 Exportar para sua Agenda
Evento Online

Programação

A Fundep lançou nesta quarta-feira, 10, a Chamada Pública de PD&I 01/2021 da Linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão, do Programa Rota 2030. Serão aportados até R$ 33 milhões em projetos desenvolvidos por Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) em parceria com empresas e startups de todo o Brasil. As informações foram divulgadas durante Live da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).

O prazo de submissão de propostas vai até o dia 9 de abril.

Eixos Temáticos

A Chamada Pública está dividida em três eixos:

  • Eixo I – BIO: Bioenergia eficiente aplicada ao setor dos transportes

O objetivo geral do eixo é viabilizar o uso de biocombustíveis em motores a combustão e/ou híbridos, de forma a promover a melhoria e o aumento de eficiência e desempenho, além da redução de emissões em sistemas de propulsão automotiva.

  • Eixo II – CONSEV: Condução segura e eficiente de veículos

O Eixo tem o objetivo geral de contribuir para o fortalecimento da indústria automotiva, com o desenvolvimento e aperfeiçoamento de dispositivos e subsistemas de segurança ativa e passiva capazes de reduzir as fatalidades e lesões no setor de transportes. Abrange o desenvolvimento de tecnologias de caráter nacional e a garantia de adaptação das inovações tipicamente importadas por meio da aplicação de conhecimento desenvolvido no Brasil.

  • Eixo III – PAC: Propulsão alternativa à combustão

O objetivo é contribuir para a indústria automotiva com a criação de novas tecnologias, principalmente de sistemas e componentes (peças) voltados para veículos elétricos e híbridos, ou seja, de propulsão alternativa à combustão. As propostas devem alavancar o estágio de desenvolvimento de tecnologias existentes, realizar testes e validações dos protótipos/pilotos e promover avanços tecnológicos.

Cada eixo possui linhas temáticas específicas.

Saiba mais no site da Fundep.

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.