Eventos

< voltar

SEMINÁRIO SOBRE SEGURANÇA DE BARRAGENS DE REJEITOS

SEMINÁRIO SOBRE SEGURANÇA DE BARRAGENS DE REJEITOS
A programação inclui seis painéis nos quais serão discutidos temas como barragens, segurança e alternativas, ambiente em foco, desastre e a perspectiva humana e um olhar para o futuro.

#barragem#evento#rejeitos#seminário#ufmg

Data
Local
02/Abr/2019 09h30 - 18h30 Exportar para sua Agenda
Escola de Engenharia da UFMG Universidade Federal de Minas Gerais - Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG, 31270-901
Belo Horizonte/MG

Programação

Com o objetivo de propor soluções para minimizar os impactos da presença de barragens de rejeitos na paisagem social e ambiental do país, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Academia Nacional de Engenharia (ANE) promovem, nos dias 1º e 2 de abril, o Seminário sobre Segurança de Barragens de Rejeitos. No primeiro dia, o evento será realizado na sede da ABC, no Rio de Janeiro. A segunda etapa, no dia 2 de abril, será sediada pela UFMG, no auditório da Escola de Engenharia, no campus Pampulha. O seminário é aberto ao público e as inscrições são gratuitas.

Discussão transdisciplinar
Na UFMG, o seminário será coordenado pela professora Virgínia Ciminelli, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais. “Pretendemos destacar a natureza transdisciplinar do problema, nas interfaces entre ciências da engenharia, ciências sociais e ciências da vida, colaborar com a compreensão de questões tão complexas e estimular o engajamento de todas as partes interessadas” analisa. “Queremos contribuir para a elaboração de propostas para evitar novos desastres e minimizar os impactos para as comunidades atingidas ou em risco”, completa a professora.

A pró-reitora de extensão da UFMG, Claudia Mayorga, representante do Programa Participa UFMG será relatora do painel Desastre e a perspectiva humana. Segundo Mayorga “um princípio do Participa é incentivar atividades comprometidas com a ética e com os direitos humanos da população atingida e infelizmente o conhecimento na universidade muitas vezes segue separando questões técnicas de questões humanas e ambientais”.

No segundo dia, em Belo Horizonte, a discussão versará sobre os impactos socioeconômicos e ambientais para as comunidades que vivem no entorno das barragens. Além dos presidentes da ABC e da ANE, a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, também participará do evento.

O Seminário sobre Segurança de Barragens de Rejeitos é uma parceria da ABC, ANE, Ministério de Minas e Energia (MME) e da UFMG, com apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

Como Chegar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.