Eventos

< voltar

TEDx Mariana

TEDx Mariana
TED — siga para Technology, Entertainment, Design, ou Tecnologia, Entretenimento e Design, em português — é uma série de conferências realizadas em vários países do globo onde palestrantes apresentam ideias inovadoras de até 18 minutos a respeito de como mudar ou entender melhor o mundo onde vivemos.

#evento#minasgerais#TEDx

Data
Local
01/Dez/2018 15h00 Exportar para sua Agenda
Hotel Providência R. Dom Silvério, 233 - Centro, Mariana - MG, 35420-000
Mariana/MG

Programação

Os encontros do TED acontecem desde 1990 e já impactaram milhões de pessoas — dentro e fora da internet —, sendo que apenas com o formato TEDx (uma edição menor e organizada pela comunidade)
foram mais de 50 mil palestras realizadas em 10 mil eventos.

A nossa ideia é trazer o TEDx pela primeira vez para Mariana, mostrando ao mundo que a cidade pode ser palco de boas ideias.

PALESTRANTES

Sabrina Fernandes é doutora em Sociologia pela Carleton University, militante ecossocialista, feminista, professora substituta e pesquisadora da Universidade de Brasília. Mas o currículo dela não acaba por aí: Fernandes também é a produtora por trás do Tese Onze, um canal do Youtube focado em debater o senso comum, trazer pontos sobre sociologia e política, e acumular bagagem pra transformar o mundo.

Gustavo Ziller. Não conhece o Ziller? Então se liga no perfil do sujeito: de um apagão súbito no trânsito em 2012, Gustavo deu um looping de 180 graus na vida e se tornou um dos mais ousados empreendedores brasileiros do século XXI.

Hoje ele é: referência em inovação no Brasil, empreendedor Endeavor Brasil, professor das melhores escolas de educação executiva do país, criador e protagonista do programa "7CUMES" (Canal OFF), colaborador da Revista Trip, autor do Livro “Escalando Sonhos” e, claro, pai da Joana, da Iara e do Mateus.

Andreia Salvan é doutoranda em Design pela UEMG Escola de Design com pesquisa em materiais têxteis ecoeficientes; mestre em Design com pesquisa em sustentabilidade no Design de joias pela UEMG; pósgraduada em Design de joias também pela UEMG e graduada em Design de Moda. Leciona em cursos de Design nas áreas de Planejamento de coleção, Sustentabilidade no design de moda e Materiais e processos aplicados ao design.

Em Mariana, criou o Das Marias, um grupo que conta a historia e os saberes da cultura da cidade de Mariana por entre linhas e bordados traçadas nos encontros semanais na Casa da cultura da cidade.

Helena Miranda Mollo. Helena possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense, mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ela atua hoje na Universidade Federal de Ouro Preto na área de Teoria e História da Historiografia.

A professora também é uma das organizadoras do livro "Tempo presente & usos do passado". que apresenta reflexões teóricas de importantes historiadores e intelectuais brasileiros sobre as especificidades relativas ao que se tem chamado “tempo presente”.

Pedro Gravena é um dos raros criativos brasileiros com 2 Grand Prix no Festival de Cannes (Cyber 2005 e Mobile 2014) além de 43 leões conquistados em 10 anos. E não pára por aí: ele tem mais de 15 anos de profissão, e já trabalhou com as principais marcas nacionais e internacionais. Foi um dos responsáveis por muitos dos principais cases de inovação brasileiros: Nivea Doll, Speaking Exchange, Nivea Protection Ad e é o único publicitário brasileiro com 2 menções no livro The Game Changers (The campaigns that changed the advertising industry forever) .

Juntamente com André Piva e Mauro Cavalletti, Pedro foi o responsável pelo make-a-thon, um programa onde, com uma semana, os participantes entram em um problema, encontram a solução e prototipam entregas que vão desde simples soluções para tornar a cidade mais amigável para as crianças até em encontrar saídas para a tragédia de Mariana.

Rafa Barros Tcha Tcha. Rafa é ativista social, produtor cultural e antropólogo com mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural. Além disso, o mineiro também é congadeiro/reinadeiro, folião, banhista da Praia da Estação e integrante das Muitas.

Lucas Ed. Lucas é Investigador de polícia e psicólogo (mestre em psicologia social pela Universidade Federal de Minas Gerais). Também é professor de diversas disciplinas na Academia de Polícia Civil e em universidades,destacando-se Psicologia Social, Metodologia de Pesquisa, Direitos Humanos Aplicados à Atividade Policial e Análise de Indícios Comportamentais.

Além disso, também participa dos podcasts Melhores do Mundo, Revolushow, e dos coletivos 1204 e Lado Negro da Força.

Como Chegar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.