Eventos

< voltar

WORKSHOP: COMO CRIAR UMA APLICAÇÃO DESCENTRALIZADA EM ETHEREUM

WORKSHOP: COMO CRIAR UMA APLICAÇÃO DESCENTRALIZADA EM ETHEREUM
Neste workshop os participantes aprenderão em 4 horas a desenvolver do zero uma aplicação descentralizada em Ethereum.

#bh#blockchain#evento#workshop

Data
Local
06/Out/2018 11h00 Exportar para sua Agenda
All Coin Wallet Rua dos Tupis, 38 - Sala 1301 - Centro, Belo Horizonte - MG, 30190-060
Belo Horizonte/MG

Programação

Neste workshop os participantes aprenderão em 4 horas a desenvolver do zero uma aplicação descentralizada em Ethereum.

Ao final do evento, você entenderá os conceitos fundamentais da tecnologia Blockchain e estará apto a desenvolver uma DApp (descentralized application).

No último Let's Do Blockchain, abordamos os conceitos fundamentais da tecnologia e desenvolvemos os primeiros smart contracts no protocolo Ethereum.

Nesta edição, além de abordar também os temas descritos acima, desenvolveremos uma aplicação descentralizada funcional, pronta para ser usada por um usuário em uma página web.

PARA QUEM É O WORKSHOP

Desenvolvedores:

Objetivo: você quer começar a aprender ou mesmo continuar seu aprendizado em aplicações em Blockchain com o protocolo Ethereum.

Não desenvolvedores:

Objetivo: você não pretende se especializar nos aspectos técnicos de desenvolvimento mas quer entender como a tecnologia funciona e como uma aplicação descentralizada pode ser útil no seu negócio ou no negócio de onde trabalha.

O QUE FAREMOS

Caso de uso: eleição descentralizada

Desenvolveremos uma aplicação web onde os usuários poderão votar em um candidato e acompanhar em tempo real a contagem dos votos de todos os candidatos.

Durante o evento os participantes irão:

- aprender sobre a história e aspectos importantes da tecnologia;

- ter o seu primeiro contato com a linguagem de desenvolvimento em Ethereum chamada Solidity;

- desenvolver um smart contract funcional para uma eleição descentralizada do começo ao fim;

- desenvolver a aplicação, passando por testes unitários e lidar com algumas ferramentas do ecossistema Ethereum;

- desenvolver o front-end para exibição da aplicação em uma página web.

Inicialmente veremos os aspectos básicos, para então evoluir para um nível mais avançado, de maneira que todos os participantes consigam acompanhar o ritmo e completar o workshop com um produto operacional. Os primeiros 30 minutos tratarão da teoria relevante ao tópico, seguidos por 3h de prática, com uma pausa para um coffee break e lanche.

REQUISITOS

- Trazer seu próprio laptop

- Interesse pela tecnologia Blockchain

- Inscrição prévia

PROGRAMAÇÃO

PRIMEIRA PARTE: Teoria (30 minutos)
Blockchain: uma introdução
O protocolo Ethereum
Smart contracts
Aplicações descentralizadas
Visão geral sobre o ecossistema de desenvolvimento

Coffee Break (30 minutos)

SEGUNDA PARTE: Prática (3 horas)
Aprendendo Solidity
Desenvolvendo a aplicação

- ferramentas que serão abordadas: Truffle, MetaMask, Remix, Web3js, Ganache

INSTRUTORES

Daniel Martins: Daniel é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais, tem background em desenvolvimento de software, também tendo estudado Direito. Conheceu a tecnologia Blockchain em 2016 e desde então se dedica ao estudo de seus aspectos técnicos. Estuda e desenvolve aplicações na plataforma Ethereum. Publica artigos, estudos, experiências e pequenas aplicações sobre a tecnologia no seu site operationblockchain.org. Estuda criptografia e tem como favoritas as linguagens de programação Solidity, Java, C, C++, Python e JavaScript. Fala três línguas e se aventura por mais outras quatro. Acredita no potencial da descentralização como uma nova forma para as pessoas poderem trocar valor e confiança pela Internet. Daniel é investidor, pesquisador e escritor sobre a tecnologia.

Euler Oliveira: Euler possui graduação e mestrado em Ciência da Computação na UFMG. Atualmente está cursando graduação em Engenharia Aeroespacial na mesma universidade, onde também trabalha com desenvolvimento de aplicativos Web acadêmicos e administrativos. Linguagens de maior interesse são C++, Solidity e Javascript full-stack (padrão MERN), que possibilitam o desenvolvimento de sistemas de alto desempenho, smart contracts e aplicativos para a Internet respectivamente. Apaixonado por inovação e tecnologias disruptivas, busca diligentemente seu aperfeiçoamento a fim de acompanhar o estado da arte em desenvolvimento de software, por isso está focado no estudo, utilização e propagação da tecnologia Blockchain.​

Como Chegar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.