Glossário

< voltar

Para pesquisar algum termo no Glossário do Portal digite a palavra desejada no campo de busca ou navegue pelas letras abaixo.

I


Incubadora de empresas

Uma incubadora de empresas é um ambiente flexível e encorajador onde é oferecida uma série de facilidades para o surgimento e crescimento de novos empreendimentos. Além da assessoria na gestão técnica e empresarial da empresa, a incubadora oferece a infra-estrutura e serviços compartilhados necessários para o desenvolvimento do novo negócio, como espaço físico, salas de reunião, telefone, acesso à internet, suporte em informática, entre outros. (Fonte: FINEP)

Indicador

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) define indicador como uma "especificação quantitativa e qualitativa para medir o atingimento de um objetivo". Também definido como a expressão numérica de um objetivo. (Fonte: FINEP)

Indicador de capacidade inovativa

Medidas utilizadas para avaliar o potencial de inovação, escolhidas para organizar informações qualitativas e quantitativas sobre os fatores intervenientes nos processos de inovação. (Fonte: FINEP)

Infraestrutura de P&D

Conjunto de condições materiais de apoio e instalações físicas para implementação de atividades de pesquisa e desenvolvimento (equipamentos e laboratórios de P&D, instituições de P&D, etc). (Fonte: FINEP)

Inovação

É a introdução no mercado de produtos, processos, métodos ou sistemas não existentes anteriormente ou com alguma característica nova e diferente da até então em vigor. (Fonte: FINEP)

Inovação aberta

Trata-se da busca por outros caminhos para aumentar a eficiência e eficácia dos processos de inovação. Isso tem sido feito por meio da busca ativa de novas tecnologias e novas ideias fora da empresa, da cooperação com instituições de pesquisa, com seus fornecedores ou até mesmo com seus competidores, com o objetivo de agregar valor a seus produtos.(Fonte: ANPEI)


3 página(s)