Notícias

< voltar
15/Set/2017 - 15:41 - Atualizado em 18/Set/2017 - 15:55

Inova Minas 2017: oportunidade única para conhecer ações nas áreas de ciência e tecnologia

Mostra, na Praça da Liberdade, tem intensa programação dos projetos de pesquisa desenvolvidos no Estado


Por Alysson Lisboa/SIMI Belo Horizonte
Crédito: Alysson Lisboa/SIMI

O fim de semana chegou repleto de atrações no Circuito Praça da Liberdade. Logo pela manhã, foi anunciado o Programa Mais Oportunidades, que vai unificar seis ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e ensino superior (Sedectes). São elas: Meu Primeiro Negócio, Startup Universitário, Seed, Uaitec, Inova Pro e Minas Inova. O objetivo é dar atenção às empresas nascentes, ampliando os serviços, capacitação, além de uma educação voltada ao empreendedorismo.

O Inova Minas é realizado no Circuito Cultural Praça da Liberdade, que abriga, entre dezenas de atrações, a Ciência Móvel da Epamig, Parque da Matemática, Espaço Maker, Lab Truck do SENAI e exposição da UFMG. No Prédio Rainha da Sucata, que abriga o Hub Minas Digital, pesquisadores participaram do workshop de pitch para apresentação de projetos científicos. Os quatro melhores serão treinados e apresentarão suas tecnologias dentro da Finit – Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia, que será realizada entre 31 de outubro e 5 de novembro.

O presidente da Fapemig, professor Evaldo Vilela, ressaltou, durante a abertura do Inova Minas, o momento que vive Minas Gerais e o crescimento das ações de fomento à inovação. “Estamos trazendo para a Praça da Liberdade os cientistas mineiros e mostrando suas pesquisas para a sociedade."  O secretário da Sedectes, Miguel Correa, discursou durante o lançamento do programa e ressaltou as diversas ações que, a partir de agora, ganham ainda mais visibilidade e capilarização no Estado. “O programa Meu Primeiro Negócio está se espalhando por centenas de municípios mineiros, levando o espírito empreendedor aos jovens estudantes”, completa o secretário.

Dois alunos da rede pública falaram de seus projetos. Marcelo Gonçalves Tavares fez o curso de Programação de jogos na Uaitec e conseguiu desenvolver seu primeiro jogo de computador. William Alves Ferreira desenvolveu um suporte de celular para bicicleta, a partir de garrafas pet e viu uma oportunidade de negócios. “Essa solução avançou graças ao programa Meu Primeiro Negócio, realizado pela minha escola”, comemora William.

Inova Minas no fim de semana

Durante todo o final de semana várias oficinas, exposições e palestras serão apresentadas. O Startup Games também foi lançado durante a Fapemig. A programação completa do Inova Minas pode ser conferida em: inovaminas.fapemig.br

#inovaminas#MeuPrimeiroNegócioFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.