Notícias

< voltar
25/Out/2018 - 15:05 - Atualizado em 25/Out/2018 - 17:12

10 lições que aprendi para o meu negócio durante o Digitalks 2018

Confira algumas dicas e saiba como trabalhar o marketing digital de sua empresa


Por Paula Isis/SIMI Belo Horizonte/MG
Alysson Lisboa, professor de marketing digital, palestra sobre as tendências do mercado
Crédito: Lucas Nolasco/SIMI

Belo Horizonte recebeu nesta quarta-feira, dia 24, mais uma edição do Digitalks - evento de marketing digital que reúne os maiores players do Brasil em um dia de muitas palestras, bate-papo e networking. Assim que fui escalada para cobrir a edição 2018, pensei: 'Opa! Vai ser uma grande oportunidade para aprender algumas coisas para o meu negócio também'.

Sim, recentemente resolvi empreender e as coisas não são tão simples assim.

O universo do marketing digital é tão extenso que no evento, por exemplo, tinham palestras de 30 em 30 minutos, abordando os diversos segmentos do setor. É conteúdo demais. Durante todo este tempo, me concentrei em anotar tudo o que eu podia, tanto para escrever esta matéria quanto para mim.

Após nove horas de conteúdo, acho que agora consigo impulsionar meu negócio no ambiente digital. Talvez as dicas que selecionei também sirvam para o seu negócio. Então, sem mais delongas, confira minha seleção de 10 itens, dentro de três segmentos do marketing digital, que considero imprescindíveis para que você alavanque suas vendas e aumente sua presença digital:

 Invista em inbound marketing (conjunto de estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo relevante). Esta parte engloba tanta coisa que eu nem sei por onde começar. Mas vamos lá!

  • Crie conteúdos relevantes para o seu site. Crie também um blog e trabalhe essa aproximação com o cliente.
  • Tenha um ponto de conversão. Crie formulários, landing page (é uma página com todos os elementos voltados à conversão do visitante em lead, oportunidade ou cliente), pop-ups para você saber quem são as pessoas que estão entrando em contato com você. Nada de formulário gigantesco. Nome e e-mail já são suficientes para criar esta aproximação.
  • Crie e-mails marketing relevantes e segmentados. Faça também o teste A/B. Crie dois e-mails distintos com conteúdos mais abrangentes e outro mais relevante. Teste com amigos, com o domínio da sua empresa e veja a taxa de abertura.
  • Não se esqueça do fundo de funil. Vendeu? "Vendi!". Agora acabou o contato? Não! Você precisa fidelizá-lo no pós-venda. Crie ações de engajamento, como um e-mail de aniversário com promoções. 

    Carolina Branchi, da Dinamize, durante palestra sobre Inboud Marketing
    Crédito: Lucas Nolasco/SIMI

Trabalhe com vídeos (vídeos são tudo, gente! E você nem precisa ser profissional da área, mas também não faça nada avacalhado)

  • A tendência atual são os vídeos em formato square (vertical). As redes sociais têm priorizado cada vez mais este tipo de formato.
  • Utilize vídeos até mesmo no processo de vendas. Especialistas alertam que eles devem ser usados, principalmente, na etapa de fechamento.
  • Faça um “retrospecto” daquele processo de negociação. Eles alertam que este vídeo pode ser até um videoself. Você vai criar uma aproximação maior com o seu potencial comprador.
  • Utilize transmissão ao vivo. Transmissão traz um grau muito grande de exclusividade.

 Trabalhe o lado emocional

  • Ouça o seu cliente. Tente entender o que ele está sentindo em relação à sua empresa, ao seu produto/serviço.
  • Após medir, acompanhe continuamente o seu cliente. Se preocupe em manter um vínculo emocional da sua marca com o seus consumidores.

Acho que com estas dicas já dá para você começar a desenvolver algumas ações de marketing digital para a sua empresa, não é mesmo?!

#empreendedorismo#evento#marketingdigital#digitalksFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.