Notícias

< voltar
04/Ago/2016 - 15:39 - Atualizado em 23/Abr/2018 - 15:32

13 projetos do Inova Minas Fapemig voltados à saúde

No Dia Nacional da Saúde, o SIMI selecionou os projetos relacionados ao tema. Confira a lista!


Por Da Redação

O Dia Nacional da Saúde é comemorado em 05 de agosto. Pensando nisso, o SIMI separou para os projetos da área que são destaque no Inova Minas Fapemig, que acontece a partir desta sexta e vai até domingo, no Circuito da Liberdade, em Belo Horizonte.

Confira:

A célula ao alcance da mão
Museu de Ciências Morfológicas - ICB – UFMG

A proposta é criar uma coleção de réplicas de células, tecidos e órgãos em gesso, resina e outros materiais, com diferentes cores e texturas, que proporcionem ao aluno a possibilidade de fazer a diferenciação entre aqueles elementos.

Análise da Ação Antitumoral de Quinolinas em Modelos In Vitrod Linhagens de Tumores Humanos e células tronco do câncer isoladas no cultivo
Fundação Ezequiel Dias

O projeto espera descobrir o potencial antitumoral das quinolinas em linhagens de tumores humanos e células tronco do câncer é um problema. Pretende, ainda, agregar valor aos novos produtos com significativa redução de custos para o usuário final, decorrente da participação de matéria prima reciclada em diferentes proporções, além dos benefícios sociais e ambientais inerentes à gestão e ao aproveitamento de resíduos.

Bioprospecção do Extrato de Dianthus Caryophyllus L. Var. com potencial de ação na profilaxia, tratamento da hipertensão arterial e de litíase renais
UFLA

Os estudos demonstraram que o fitoterápico obtido do extrato de Dianthus caryophyllus é uma alternativa segura e acessível tanto no controle da hipertensão arterial, como no tratamento de urolitíases, através de seu efeito vasodilatador direto.

Busca de produtos naturais antitumorais em espécies vegetais da mata atlântica
Universidade Federal de Viçosa

O Brasil pouco ainda conhece sobre o potencial medicinal das espécies nativas do bioma Mata Atlântica. Sabe-se que os recursos vegetais representam potencial fonte de substâncias bioativas que podem ser usadas para o desenvolvimento de novos medicamentos. No caso de fármacos antitumorais, a pesquisa de bioprospecção farmacêutica com plantas tem proporcionado a descoberta de novos principios ativos. Neste context , o estudo visa avaliar o potencial antitumoral de extratos e compostos isolados de espécies nativas da Mata Atlântica.

Refrigerante do bem
EPAMIG

O projeto pretende desenvolver, em escala industrial, uma bebida láctea acidificada carbonatada adicionada de luteína, de baixo custo, utilizando leite e soro de leite, com vida útil estendida de pelo menos 120 dias sem refrigeração e/ou sob refrigeração a 8°C. Produto nutricionalmente superior aos refrigerantes, que são consumidos com frequência pelos diversos grupos etários, especialmente, crianças, adolescentes e atletas, por veicular não apenas “calorias vazias” como os refrigerantes, mas proteínas, vitaminas e minerais que são essenciais para a manutenção da saúde.

Estudo do veneno de serpentes no tratamento de feridas cutâneas abertas em camundongos
Universidade Federal de Viçosa

Atualmente existe considerável interesse em produtos naturais derivados de plantas e animais. Esse tipo de investigação tem se mostrado como uma estratégia efetiva para selecionar compostos com ações medicinais para o desenvolvimento de novas drogas, uma vez que cerca de 80% da população utiliza produtos naturais no seu cuidado básico de saúde. A terapêutica baseada em frações de veneno de cobras se apresenta como uma estratégia complementar e viável para reduzir a lesão tecidual pela diminuição da inflamação e por acelerar a formação de fibroblastos e fibras colágenas.

Food Design: um estudo para a redução da obesidade infantil
Universidade do Estado de Minas Gerais

São propostas oficinas que relacionam atividades com os alunos da Rede Municipal de ensino da cidade de Pedro Leopoldo, em parceria com suas famílias, de forma a perpetuar os conhecimentos aprendidos. No processo também é trabalhado a percepção dos altos índices de açúcar e gorduras presentes em alimentos ultra processados, a necessidade da variedade no consumo de alimentos in natura ou minimamente processados, o quadro de incentivo e a vivência do "Campeonato Fique em Forma".

NANOLIC
Universidade Federal de Ouro Preto

O projeto pretende desenvolver um medicamento baseado em nanotecnologia utilizando nanopartículas poliméricas para encapsulamento de substância de origem natural ativa contra Trypanosma cruzi para o tratamento da doença de Chagas.

Psi imunologia plataformas de soluções imunológicas
FIOCRUZ MINAS

A equipe propôs um teste de potência de vacinas clostridiais pelo método in vitro, a partir da plataforma de ensaio imunológico (PSI Imunologia), a ser comercializado em forma de kit e que irá atender as necessidades dos produtores de vacinas e do MAPA, além de atender também a legislação de substituição animal em laboratórios.

Realidade virtual para o treinamento dos músculos pélvicos
Universidade Federal de Alfenas UNIFAL/MG

A proposta consiste em desenvolver um protocolo de treinamento para os músculos da região pélvica utilizando um videogame. Por meio da realização de movimentos pélvicos e contração dos músculos da região pélvica as pacientes poderão realizar os exercícios terapêuticos de forma interativa e divertida, ou seja, brincando. Além disso, os objetivos propostos são atingidos de forma eficaz, uma vez que este tipo de intervenção incentiva a aderência e motivação das praticantes.

Saúde em foco: pesquisa em educação básica
PUC MINAS

O projeto tem como alvo o desenvolvimento de pesquisas e ações inovadoras com vistas à criação de estratégias metodológicas de ensino aprendizagem, à orientação para o uso de tecnologias na prática docente, à capacitação docente para o desenvolvimento de atividades no campo da saúde. O Álbum de Figurinhas Turma do Barreirinho trabalha com a promoção da saúde na escola e tem como objetivo discutir noções de saúde relacionadas à cidadania, solidariedade, meio ambiente, higiene corporal, alimentação saudável, atividade física, prevenção de acidentes e violência.

Biomarcadores no diagnóstico da tuberculose
Universidade Federal de Minas Gerais

Busca de mecanismos envolvidos no processo de apresentação de antígenos para linfócitos T, avaliando a proliferação celular e secreção de mediadores solúveis por células ativadas após estimulo antigênico e também a participação de células T de memória e micropartículas neste processo (estudos imunológicos).

Detecção precoce da doença renal crônica em idosos
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Capes

O projeto permite levantar a real dimensão do problema da DRC na comunidade, com a identificação precoce da disfunção renal em idosos, a partir do processamento de exames laboratoriais. A partir dos dados preliminares, constatou-se baixa consciência da DRC, o que levou os pesquisadores a criar um projeto de extensão “Projeto DRC: de portas abertas para Srª Saúde entrar”, com elaboração de materiais lúdicos pedagógicos e interativos destinados à conscientização tanto da comunidade quanto dos profissionais de saúde.

Foto: Pixabay

 Favoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.