Notícias

< voltar
25/Jul/2016 - 10:30 - Atualizado em 25/Abr/2018 - 16:05

20 startups, aceleradas em Minas Gerais, são selecionadas para o Startup Games

Realizado pelo Consulado Britânico no Brasil, competição entre empresas acontecerá durante os Jogos Olímpicos 2016 do Rio de Janeiro


Por ACS/Sectes

 A Risu, plataforma de doação online, participa atualmente da 3ª edição do Seed, maior programa de aceleração de Minas Gerais

Realizado pelo Consulado Britânico no Brasil, o Startup Games é uma competição entre empresas que acontece durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro na British House. 50 startups de todo o mundo foram selecionadas para participar da competição entre 08 e 09 de agosto.

Startup Games
Durante a disputa, as startups serão incluídas em um aplicativo desenvolvido especialmente para o evento, em um jogo que simula uma bolsa de valores. Cada empresa recebe 100 ações e 10 milhões de libras virtuais para investir nas outras startups durante as atividades. Ao final, o grupo que tiver mais ações, ou seja, receber mais investimento pelos outros participantes, será o grande vencedor. No total, serão premiados três startups e três investidores.

Única competição de startups do mundo nestes moldes, o evento inclui empreendedores, especialistas do Reino Unido e do Brasil, mentores, investidores, aceleradoras e instituições de empreendedorismo nacionais e internacionais. Das 50 startups selecionadas, 20 estão, ou já foram aceleradas em programas de aceleração de Minas Gerais, sendo o maior estado em número de empresas participantes.

O objetivo da disputa é promover o networking entre os atores do mercado empreendedor dos dois países e estreitar o contato de negócios, além de possibilitar grande visibilidade internacional para os participantes. Além da interação entre os empreendedores, o evento promove mentorias e palestras com grandes nomes internacionais. Alguns dos convidados são Niklas Zennstrom, fundador do Skype; Andrew Humphries, fundador da The Bakery London; Michael Acton-Smith, da Mind Candy; Robin Klein, do fundo Index Ventures; Douglas Almeida, co-fundador da Stayfilm; e Fernando Silva, gestor nacional da Criatec 2.

 Startup mineira desenvolveu app que disponibiliza exercícios de provas reais em formato de jogo

A primeira edição ocorreu na Inglaterra, durante as Olimpíadas de 2012, e a vencedora entrou para a bolsa de valores de Londres apenas um ano após o Game, avaliada em 10 milhões de libras. Devido ao grande sucesso, o Consulado decidiu repetir a competição no Brasil e conta com apoio do governo estadual de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES), que está fornecendo apoio à delegação mineira com transporte e acomodação na capital fluminense.

Ecossistema de Minas Gerais
O alto número de startups aceleradas em Minas Gerais não é ao acaso. O estado vem se destacando como polo de empreendedorismo nacional e internacional, além de ser uma potência em ciência e tecnologia. Minas é o segundo maior ecossistema de startups do Brasil, com cerca de 400 empresas; abriga o San Pedro Valley, comunidade de empreendedorismo que é referência para negócios de base tecnológica no país, e os clusters de Santa Rita do Sapucaí, BH-Tec e Viçosa; conta com mais de 20 incubadoras distribuídas em 16 cidades; e é o maior estado em número de universidades públicas do Brasil (11 federais e 2 estaduais).

Confira lista das startups mineiras, e das que passaram pelo processo de aceleração no estado, que embarcarão para o Startup Games: 

1. Appprova
2. Beerorcoffee
3. Bink - Business Link
4. Conciliadora
5. Contself
6. Darkit
7. Evnts
8. Foxus
9. Homix
10. Lett Insights
11. Malalai
12. Nexer Labs
13. Pop Recarga
14. Pris
15. Real Life
16. Risu
17. Solides
18. Start Investimentos
19. Tog
20. Virturian
21. Autoship.me*
22. Netgás*

*Atualizado em 2/08/16: as startups Autoship.me e Netgás acabam de integrar a delegação mineira. O Consulado Britânico, realizador do evento, aceitou a inscrição das mesmas.

 Favoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.