Notícias

< voltar
29/Mai/2017 - 11:27 - Atualizado em 23/Abr/2018 - 14:12

A competição UFMG Challenge estimula o espírito empreendedor entre estudantes

Realizado durante a Semmap, o objetivo da ação é estimular a integração entre universidade e mercado para aplicação prática de soluções inovadoras


Por Alysson Lisboa/SIMI
Equipe vencedora MedTech apresenta sua solução para a banca no UFMG Challenge
Crédito: Alysson Lisboa/Simi

Promover o empreendedorismo e a inovação na comunidade acadêmica, possibilitar network entre estudantes, pesquisadores, empresários e investidores, além de auxiliar o processo de inovação tecnológica a partir das pesquisas das universidades. Esses foram alguns dos objetivos alcançados pelo UFMG Challenge, realizado pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica da Universidade Federal de Minas Gerais (CTIT-UFMG), dentro da Semana Professor Marcos Pinotti de Engenharia Mecânica.

O time vencedor é formado por estudantes de Medicina da UFMG com o projeto MedTech. O objetivo é ajudar pacientes durante o tratamento com remédios. A plataforma é associada a um aplicativo para gestão de medicamentos como erros ou esquecimentos na hora de tomar o remédio. O interessante desse mecanismo é que os dados podem ser compartilhados entre médicos e familiares para auxílio e controle sobre as doses.

Bárbara Theobaldo, uma das estudantes que participa do projeto, estava com a expectativa alta antes da apresentação para a banca. Ela disse que a ideia é levar o projeto adiante sem abandonar o curso. O segundo lugar da competição foi a Zetios. O terceiro lugar foi conquistado pela Wband. Segundo o idealizador, Frankenelli de Araujo, o projeto é uma pulseira que avisa - via rádio - aos usuários a aproximação de áreas de risco com, por exemplo, uma barragem de rejeitos. Em caso de uma iminente ruptura é liberado um aviso na pulseira a todos que estiverem próximo à área de risco.

Rolf Gaspar, coordenador de empreendedorismo do CTIT, explica que foram 23 projetos inscritos, 14 selecionados e cinco finalistas. Para ele, o evento de imersão incentiva os alunos e ajuda para que eles possam apresentar a ideia para aos investidores. “Os finalistas receberam todo o suporte e damos o primeiro passo para que eles sigam o caminho da inovação”, completa Rolfi.

O UFMG Challenge foi um evento realizado em parceria com o Minas Digital e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, dentro da Semana Professor Marcos Pinotti de Engenharia Mecânica. Toda a cobertura você pode conferir aqui no portal Simi.

#DCCUFMG#ufmgchallenge#ctitFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.