Notícias

< voltar
22/Mai/2017 - 14:50 - Atualizado em 23/Abr/2018 - 14:21

Abertura da SEMMAP relembra contribuições de Marcos Pinotti para a engenharia e inovação

Evento será realizado até sexta-feira, no auditório da Escola de Engenharia da UFMG


Por Renato Carvalho/SIMI
Mesa abriu a SEMMAP homenageando o professor Marcos Pinotti
Crédito: Renato Carvalho/SIMI

Na manhã desta segunda-feira, 22 de maio, foi realizada a abertura da Semana Professor Marcos Pinotti de Engenharia Mecânica e Inovação (SEMMAP). O evento foi marcado pela presença de professores, autoridades e estudantes que homenagearam o pesquisador que deu nome à Semana.

Com o objetivo de promover e acelerar o desenvolvimento da engenharia mecânica no estado de Minas Gerais, o evento promove durante toda a semana uma série de debates sobre o tema.

Na mesa de abertura estiveram presentes o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sedectes, Leonardo Dias; o presidente da Fapemig, professor Evaldo Vilela; o diretor do CTIT/UFMG, Gilberto Ribeiro; diretor da escola de Engenharia, professor Alessandro Moreira; o chefe do departamento de Engenharia Mecânica da universidade, Márcio Ziviani; o coordenador do colegiado de Engenharia Mecânica, professor Fabrício Pujatti; o coordenador da SEMMAP, professor Rudolf Huebner; e o presidente da SEMMAP, João Carlos Serafim.

Todos os presentes lamentaram a perda do pesquisador, que contribuiu bastante para o desenvolvimento da pesquisa e inovação na universidade. Leonardo Dias lembrou de Pinotti como uma pessoa com bastante energia, vontade, e que valorizava bastante o pesquisador, mas sem deixar de lado o empreendedorismo. “É preciso ter essa ideia para mudar a economia do estado. Patentear novas pesquisas, mas ter perspectivas de transformá-las em negócios”, disse.

O professor Evaldo Vilela destacou que Pinotti construía o coletivo e que sua memória vai permanecer viva. “É de mais pessoas assim que a gente precisa.” Do outro lado, Rudolf acredita que os professores precisam promover mais o empreendedorismo nas salas de aula.

O diretor do CTIT apontou que o maior valor que os jovens alunos de engenharia precisam entender é aprender a pensar à frente, assim como Pinotti. “Nosso papel como professor é incentivar isso.”

Busto em homenagem ao professor Marcos Pinotti
Crédito: Renato Carvalho/SIMI

Alessandro Moreira destacou que a SEMMAP está consolidando as ações da escola, muitas com atuação do Pinotti. “Ele tinha uma capacidade de integração e se empenhava para tudo que envolvesse a inovação."

Márico Ziviani explicou que a Semana consegue juntar dois pontos importantes: a homenagem ao professor e também a importância da inovação. Fabrício encerrou dizendo que é preciso “transformar o trabalhador colaborador em empreendedor. Pinotti atraía alunos com esse perfil”.

Alunos

Além de autoridades das áreas de inovação do Estado, a abertura do evento contou com uma mesa redonda de ex-alunos. Eles apresentaram os maiores desafios e conquistas pós-cursos.

Empreendedorismo

Já no período da tarde, Bernardo Anonni, diretor do Lemonade MG, programa de pré-aceleração de startups, apresentou a iniciativa para o público. Ele apresentou a 9ª edição do programa, que será feita em comemoração aos 90 anos da UFMG.

Em seguida, Matt Montenegro, CEO do BarbaRuiva, falou sobre o caminho do empreendedorismo. De forma geral, ele explicou sobre o ecossistema de startups, desafios, perigos, e deu dicas sobre como empreender.

A SEMMAP continua até a próxima sexta, 26, com uma programação recheada de conteúdo. Acompanhe no SIMI.

SIMI 10 ANOS

Nesta quarta-feira, às 9h30, o SIMI vai realizar uma mesa-redonda em comemoração aos seus 10 anos. Além do debate, vai haver uma homenagear ao professor Marcos Pinotti por sua contribuição ao desenvolvimento da ciência mineira. Não fique de fora! Faça sua inscrição aqui!

Stand do SIMI na Escola de Engenharia. Venha nos conhecer e experimentar a realidade virtual!
Crédito: Renato Carvalho/SIMI

Confira fotos do primeiro dia do evento:

#inovação#HubMinasDigital#SEMMAPFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.