Notícias

< voltar
02/Ago/2018 - 12:00 - Atualizado em 02/Ago/2018 - 12:32

Adolescentes usam caixas de leites para reduzir temperaturas nas casas e economizar energia

Gêmeos de Aracati (CE) utilizaram caixas de leite em isolantes térmicos


Por Redação Aracati (CE)

Os irmãos gêmeos, Diego e Gabriellen de Vasconcelos, moradores de Aracati, a 150 quilômetros de Fortaleza (CE) encontraram uma solução para reduzir a temperatura dos ambientes durante o verão ao transformar caixas de leite que iriam para o lixo em pequenos isolantes térmicos.

A ideia surgiu com o incômodo e desconforto causado pelas altas temperaturas do sertão cearense. Mas engana-se quem pensa que a solução só “refresca” o ambiente. A invenção ajuda a economizar energia também.

O funcionamento é muito simples. As mantas das embalagens são colocadas sob as telhas das casas e entre os caibros e ripas. Assim, os raios solares, ao baterem na superfície são refletidos, o que ajuda a diminuir a temperatura do local.

“Há várias maneiras de resfriar um ambiente, mas em Aracati a população não tem uma renda muito alta”, explicou o professor orientador dos estudantes, Antônio Sabino, que também destacou que a ideia foi bem recebida pela população. “Tivemos uma ótima aceitação na campanha de arrecadação dos materiais”, comemora.

Segundo os estudantes, cerca de 16 caixinhas são suficientes para produzir um metro quadrado da manta isolante. Ainda de acordo com um estudo de pesquisadores da Unicamp (Universidade de Campinas), o experimento pode diminuir a temperatura de um ambiente em até oito graus.

#inovação#sustentabilidade#energia#solar#energiaSolar#jovensFavoritar

Fonte: Vivagreen

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.