Notícias

< voltar
14/Ago/2018 - 08:00 - Atualizado em 13/Ago/2018 - 13:50

Aluno da UFMG cria game para estimular interesse pela botânica

Jogo mescla desafios e informações sobre a fisiologia do pé de feijão para alunos do ensino fundamental e médio


Por Redação Belo Horizonte/MG

A simples experiência escolar de plantar uma semente de feijão no algodão, molhá-la diariamente e acompanhar sua germinação é um dos primeiros contatos de muitas pessoas com a botânica. Inspirado nesse processo, o estudante de Ciências Biológicas da UFMG, Anderson Almeida, desenvolveu um jogo educacional para despertar o interesse de alunos do ensino fundamental e médio para o estudo da botânica.

O jogo Meu Pé de Feijão alia a tecnologia e a educação. O personagem principal, Andinho, ajuda os animais a recuperarem os feijões roubados pelo temido professor Botânicous. O jogador precisa se esquivar de lagartas e outras armadilhas, sem deixar de colher os grãos espalhados pelo caminho.

Durante a jornada, o personagem encontra diversos conteúdos - em vídeos, imagens, textos e perguntas - que auxiliam os alunos a compreender as estruturas, o desenvolvimento e a fisiologia do feijoeiro. São duas etapas chamadas de fase da semente e fase da raiz. Ao fim de cada uma, o jogador deve responder perguntas acessadas por um QR Code no celular. A iniciativa permite, ainda, que professores tenham acesso ao banco de dados gerado dentro do jogo para visualizarem as respostas de seus alunos.

O jogo ainda está em sua versão beta de desenvolvimento. Opiniões, ideias e colaborações sobre a utilização do Meu pé de feijão podem ser enviadas para o e-mail andersonalmeida@ufmg.br.

Conheça o jogo clicando no link https://jogoeducacional.bitballoon.com/

#educação#ciência#biologia#botânicaFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.