Notícias

< voltar
20/Jun/2018 - 11:00 - Atualizado em 20/Jun/2018 - 12:09

Aluno de escola pública representará Minas em conferência no México

Caio Ferreira, de 16 anos, foi selecionado pela Junior Achievement para participar do Global Youth Forum


Por Pedro Matos/Simi Belo Horizonte/MG
Caio (segundo da esquerda para direita) foi destaque no programa Meu Primeiro Negócio no ano passado
Crédito: Arquivo Pessoal

O mineiro Caio Henrique Azevedo Ferreira tem apenas 16 anos, mas já sabe bem o que é estar a frente de uma empresa. O jovem, que cursa o segundo ano do ensino médio na Escola Estadual Francisco Menezes Filho, em Belo Horizonte, foi destaque no programa Meu Primeiro Negócio no ano passado e agora foi selecionado pela Junior Achievement para participar do Global Youth Forum, que acontecerá em julho, no México.

Caio fez o primeiro contato com o empreendedorismo na CellPort, empresa criada pelos alunos da escola durante o Meu Primeiro Negócio e que tinha como principal produto um suporte para celular para ajudar a recarregar o aparelho. “Antes eu não tinha noção nenhuma de como funcionava uma empresa. E depois do programa até dei entrevistas sobre o meu negócio. Ao final, conseguimos pagar todos os acionistas e doamos a outra parte para uma instituição de caridade”, explica Caio, que desde então vem participando de grupos de empreendedorismo e mantém o sonho de ser empresário no futuro.

No México, o mineiro terá a oportunidade de acompanhar palestrantes internacionais, participar de painéis, oficinas de empreendedorismo, competições de negócios e muitas outras atividades. “É uma oportunidade única! Vou poder conhecer novas pessoas, novas culturas. O evento terá palestrantes internacionais que vão falar com a gente. Vai ser bem legal”, garante o mineiro, que brinca com o fato de nunca ter saído do país e sequer entrado em um avião.

Caio ainda terá a missão de apresentar o estado no estande Minha Terra, que será protagonizado pelos participantes brasileiros no Global Youth Forum. Cada um apresentará detalhes da cultura de sua região para participantes de todo o mundo. Para garantir o sucesso da experiência, Caio busca apoio de empresas e instituições para viabilizar sua participação no estande. “Procuro investimento para levar um pouco de Minas para o México. Quero levar nossa culinária e cultura para o pessoal conhecer”.

Meu Primeiro Negócio

O Meu Primeiro Negócio é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e com a Junior Achievement Minas Gerais. O principal objetivo do programa é promover a cultura empreendedora entre estudantes do ensino médio de escolas estaduais.

A ideia é proporcionar aos alunos a experiência prática em negócios, economia e gestão por meio da organização e operacionalização de empresas estudantis. Assim, os jovens têm a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho mais capacitados.

Junior Achievement

A Junior Achievement é uma organização que tem como missão mobilizar a sociedade em prol do empreendedorismo, transformando jovens em profissionais inovadores e conscientes de seu papel social, capazes de causar micro revoluções e propagar o espírito empreendedor.

#empreendedorismo#inovação#negócios#MeuPrimeiroNegócioFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.