Notícias

< voltar
23/Jan/2018 - 10:49 - Atualizado em 23/Jan/2018 - 11:01

Amazon inaugura supermercado do futuro nos EUA

Estabelecimento não tem filas, caixas para pagamento e carrinhos de compra; entenda como funciona


Por Redação

A Amazon inaugurou, nessa segunda, 22 de janeiro, uma loja inovadora em Seattle, nos EUA. Trata-se da Amazon Go, um supermercado sem caixas para registrar as compras, sem filas e sem carrinhos.

A “loja do futuro”, como está sendo chamada, tem câmeras para registrar quando o usuário retira algum ítem da gôndola. Só consegue entrar na loja quem tiver o aplicativo oficial instalado no estabelecimento. A entrada se parece com uma estação de metrô, com portões.

O minimercado de 167 metros quadrados é repleto de prateleiras com uma grande variedade de produtos. Os consumidores só precisam fazer suas compras normalmente, escolhendo os produtos desejados e colocando-os em uma sacola à sua escolha. Ao finalizar a compra, basta sair do mercado. Tudo que estiver na sacola será cobrado na conta do usuário da Amazon.

Fazendo um comparativo com a loja online, o sistema interpreta que, ao pegar o produto na prateleira, ele automaticamente já estará no carrinho de compras da conta do cliente. Se o produtor voltar à prateleira, a Amazon também o retira da cestinha virtual.

Apesar de a empresa não explicar exatamente como funciona, o sistema conta com uma fileira de pequenas câmeras espalhadas pela loja. Elas usam reconhecimento de imagem e softwares de aprendizado de máquina, ajudando a identificar todos os itens presentes na estantes, sem precisar adicionar um chip em cada produto.

Empregos

Segundo dados de 2016, nos EUA pelo menos 3,5 milhões de pessoas trabalhavam como caixas de supermercado. Caso a nova tecnologia da Amazon se espalhe, obviamente esse número vai cair drasticamente. A empresa, no entanto, diz que a tecnologia apenas mudou o papel dos empregados, já que foram colocados em tarefas diferentes, como reposição de itens nas estantes ou de auxiliar consumidores com problemas técnicos e até mesmo checando a identidade dos compradores na seção de bebidas alcoólicas.

#inovação#tecnologia#Amazon#supermercadoFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.