
Um ano após o lançamento da versão em português, o Brasil já é o segundo no mundo em número de downloads do Google Primer, o guia gratuito que reúne lições de marketing digital para empreendedores. De acordo com a empresa, mais de 760 mil brasileiros já fizeram download do app, colocando o país à frente de mercados como México e Estados Unidos.
Segundo a empresa de tecnologia, o Primer foi desenvolvido para ser usado em qualquer lugar e hora para quem deseja aprender mais sobre marketing digital, sem se descuidar do negócio em si. Com lições curtas, com duração de até cinco minutos, a plataforma oferece ao usuário a opção de realizá-las off-line, economizando o plano de dados.
As lições são elaboradas por profissionais do Google, em parceria com especialistas em marketing e business, e divididas em categorias como publicidade, conteúdo, métricas e estratégia. Atualmente, o Primer conta com 90 lições. As aulas preferidas dos brasileiros são: “Atraia seus consumidores com uma boa história”, “Os primeiros passos com SEO”, “Como o remarketing mantém os clientes sempre voltando”, “Como sua marca pessoal pode ajudar seu negócio” e “Crie anúncios na rede de display que se conectam com os consumidores”.
“Os empreendedores têm nessa ferramenta os recursos necessários para aplicar tudo o que aprendem diretamente em seus negócios, como planejar as ações para atingir o público-alvo e medir o retorno das campanhas realizadas”, afirma Susana Ayarza, diretora global do Primer.
Na prática, o Primer está ajudando a mudar a história de vida de muitas pessoas. Ao entrar em um programa trainee do Sebrae, o farmacêutico André Marques dos Santos, que trabalhava na área de saúde, mas sempre quis se aventurar no mundo dos negócios começou a utilizar o app. “Usei Primer para desenvolver cinco projetos, o conteúdo me trouxe conceitos básicos, mostrou caminhos e insights, com isso fiquei entre os 15 selecionados e mudei minha carreira”, diz o analista de negócios sênior no Sebrae-SP.
Além disso, lições sobre temas sensíveis, como o preconceito, foram inseridas no aplicativo. A aula “Como evitar o viés inconsciente no trabalho” foi inspirada em um treinamento que é feito pelos próprios funcionários do Google. “Todo mundo tem um tipo de preconceito e é importante saber como lidar com certas situações inconscientes, nossa lição apresenta dados de várias pesquisas realizadas por diversas universidades e institutos para mostrar como o preconceito pode afetar as decisões, avaliações e relações entre as pessoas”, diz Guilherme Brandão, gerente de marketing e produto do Google.
O Primer está disponível tanto em Android como no IOS.
Comentários
As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.