Notícias

< voltar
12/Jun/2017 - 10:17 - Atualizado em 12/Jun/2017 - 13:21

App desenvolvido pela UEMG Divinópolis recebe certificado de registro do INPI

Aplicativo Olhos D’Água monitora, de forma colaborativa, a situação das nascentes da cidade


Por Redação
Crédito: Divulgação

O aplicativo Olhos D’Água, desenvolvido em parceria entre os cursos de Ciências Biológicas e Engenharia da Computação da UEMG Divinópolis, recebeu no final de maio o certificado de registro do programa pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

É a primeira vez que um software desenvolvido pela unidade é registrado. “A partir de agora, a UEMG, que figura como titular e detém os direitos patrimoniais do programa, poderá transferir a tecnologia para interessados”, explicou o professor Adriano Guimarães Parreira, um dos orientadores do projeto.

O aplicativo surgiu como uma ferramenta de monitoramento da situação das nascentes da cidade. O usuário pode fazer imagens de alguma nascente contaminada ou em risco, por exemplo, e enviá-las a um banco de dados da Associação Nascentes Bela Vista (ANBV), uma ONG socioambiental da cidade.

Essas denúncias são analisadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis. “Trata-se de uma ferramenta de controle social destinada à conscientização e alerta da população em relação ao problema”, disse Adriano, que é membro da ANBV e leciona nos cursos de Ciências Biológicas e Enfermagem da UEMG Divinópolis.

Para o biólogo Jordy Junio Nogueira Melo, um dos idealizadores do projeto, o aplicativo permite que os cidadãos sejam agentes fiscalizadores do meio ambiente. “Com isso, estamos buscando despertar na população a importância da preservação das nossas nascentes.”

O Olhos D’Água está disponível para download no Google Play

#app#socioambientalFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.