Notícias

< voltar
17/Abr/2017 - 00:00 - Atualizado em 17/Abr/2017 - 10:45

App estimula a atividade física entre colaboradores

Runee é solução para empresas estimularem a prática de atividades físicas entre funcionários e reduzirem índices de doenças ocupacionais


Por Redação
Crédito: Divulgação/Runee


Aos 33 anos, o empresário Marcelo Pimenta encara, diariamente, um dos maiores adversários da vida saudável: o sedentarismo. Especialista em tecnologia da informação, ele sempre trabalhou sentado, em frente ao computador, durante longos períodos de tempo – um hábito que se tornou cômodo com os anos e acabou de refletindo em sua rotina fora do escritório. Hoje, Pimenta trava uma luta contra a balança, em busca do tão sonhado bem-estar. "Por motivos de saúde, comecei a caminhar e a praticar atividades físicas”, conta. Mas ele não parou por aí. Decidiu incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo. Assim, nasceu a plataforma de controle de atividades físicas Runee.

Mas qual é diferencial do aplicativo? Ao contrário do que se vê disponível por aí, o foco são as empresas. Marcelo acredita que as corporações podem contribuir (e muito) para estimular a qualidade de vida entre seus funcionários: “Percebi o quanto elas poderiam incentivar, de forma mais interessante, a prática de atividades físicas”. A percepção do empresário vai ao encontro de uma das 10 previsões do Gartner – líder mundial em pesquisa e consultoria em tecnologia – para os próximos anos. Estima-se que até 2020 40% dos trabalhadores reduzirão os problemas de saúde ocupacional com o uso de rastreadores fitness e as empresas terão papel fundamental nisso.

A previsão soa como um alívio para a realidade que vivemos hoje. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mais de R$ 10 bilhões são gastos anualmente pelas corporações com encargos previdenciários. Entre essas despesas, estão os gastos com o absenteísmo, ou seja, a ausência ao trabalho, que traz inúmeros prejuízos tanto para a empresa quanto para o funcionário.  Marcelo fazia parte destes números.

“Mudar sozinho um estilo de vida, sem ajuda, é muito difícil e pode ser desanimador. Como o ambiente de trabalho é onde passamos grande parte do dia, ele tem todas as condições de interferir diretamente em nosso comportamento”.

Para Marcelo, administrar a saúde dos trabalhadores deve ser encarado pelas empresas, cada vez mais, como essencial para a produtividade. O Runee surgiu exatamente para preencher essa lacuna.

A plataforma

O Runee é uma plataforma gratuita, destinada às empresas que querem estimular a prática de atividades físicas entre seus funcionários. Por meio da ferramenta, os colaboradores são motivados a aderirem a caminhadas, corridas ou ciclismo. O funcionamento é simples. A plataforma coleta dados dos usuários que utilizam os principais aplicativos de atividades físicas do mercado, como Runkeeper e Strava. Cada esforço é pontuado, gerando um ranking entre os usuários.

As empresas, por sua vez, cadastram desafios para seus funcionários e podem conceder recompensas para quem conseguiu concluí-los, ofertando brindes, dias de folga ou outras gratificações. As corporações também podem optar por premiar os funcionários melhor ranqueados com créditos da própria plataforma, que podem ser acumulados e trocados por créditos de celulares, vantagens nas plataformas PlayKids e Ubook, entre outros.

“Mais do que minimizar os riscos de doenças ocupacionais ou atender a normas trabalhistas reguladoras, o objetivo do Runee é fazer com que os funcionários das empresas se animem com a prática de exercícios, incentivem os colegas a participarem e adquiram o hábito de se movimentar”, concluiu Marcelo. O maior ganho é também o mais precioso: qualidade de vida.

Quer saber mais sobre o Runee, clique aqui

#app#apprunee#runner#bemestarFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.