Notícias

< voltar
18/Jul/2018 - 08:00 - Atualizado em 17/Jul/2018 - 16:13

Artigo de professores da UFMG é o mais citado em editora norte-americana

Levantamento foi realizado pela Springer, uma das três editoras mais influentes do mundo acadêmico, e demorou dois anos para ser apurado


Por Redação Belo Horizonte/MG

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma das maiores universidades do país e referência nacional para diversos pesquisadores de todo o mundo. Prova disso é que um artigo produzido por professores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), em parceria com pesquisadores estrangeiros e de outras instituições do Brasil, foi o mais citado da área de botânica entre os 10 mais influentes publicados em 2016.

O artigo foi publicada na Springer, uma das três maiores editoras do mundo acadêmico. A organização realizou, pela primeira vez, a classificação que garantiu o destaque aos professores da UFMG. O prazo para apurar um número consistente de citações e o impacto gerado pelo artigo são de dois anos.

Confira aqui a lista dos artigos mais citados

Intitulado Ecology and evolution of plant diversity in the endangered campo rupestre: a neglected conservation priority, o artigo foi escrito com base na revisão bibliográfica sobre ecologia das plantas, na qual os autores verificaram a similaridade entre o campo rupestre brasileiro e as vegetações existentes na chamada região florística do Sudoeste da Austrália e da região do Cabo, na África do Sul.

Entre as principais conclusões, o artigo mostra que as crescentes ameaças aos campos rupestres – devido principalmente ao extrativismo mineral e à especulação imobiliária – estão comprometendo os serviços ecossistêmicos, ou seja, os benefícios que se pode obter da natureza.

#educação#pesquisa#ciência#artigo#botânicaFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.