A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) é uma das maiores universidades do país e referência nacional para diversos pesquisadores de todo o mundo. Prova disso é que um artigo produzido por professores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), em parceria com pesquisadores estrangeiros e de outras instituições do Brasil, foi o mais citado da área de botânica entre os 10 mais influentes publicados em 2016.
O artigo foi publicada na Springer, uma das três maiores editoras do mundo acadêmico. A organização realizou, pela primeira vez, a classificação que garantiu o destaque aos professores da UFMG. O prazo para apurar um número consistente de citações e o impacto gerado pelo artigo são de dois anos.
Confira aqui a lista dos artigos mais citados
Intitulado Ecology and evolution of plant diversity in the endangered campo rupestre: a neglected conservation priority, o artigo foi escrito com base na revisão bibliográfica sobre ecologia das plantas, na qual os autores verificaram a similaridade entre o campo rupestre brasileiro e as vegetações existentes na chamada região florística do Sudoeste da Austrália e da região do Cabo, na África do Sul.
Entre as principais conclusões, o artigo mostra que as crescentes ameaças aos campos rupestres – devido principalmente ao extrativismo mineral e à especulação imobiliária – estão comprometendo os serviços ecossistêmicos, ou seja, os benefícios que se pode obter da natureza.
Comentários
As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.