Notícias

< voltar
23/Jan/2017 - 09:00 - Atualizado em 23/Jan/2017 - 13:25

Brasil ocupa 46ª lugar em índice de inovação

País, que até o ano passado estava fora do TOP 50, apareceu na lista. Coréia do Sul lidera ranking


Por Redação

A agência Bloomberg elegeu as 50 principais economias criativas no mundo. O Índice Bloomberg 2017 foi feito a partir de mais de 200 países. O Brasil, ao contrário do ano passado, apareceu na lista e ocupa o 46º lugar.

O índice foi feito a partir de sete categorias: intensidade de pesquisa e desenvolvimento, valor agregado de produção, produtividade, densidade de altas tecnologias, eficiência terciária, concentração de pesquisadores e atividade de patentes.

Da lista de mais de 200 países, aqueles que não relataram dados de pelo menos seis das sete categorias foram eliminados, diminuindo a lista para 78. A partir desses dados, a agência montou o ranking com base na pontuação dos critérios.

O Brasil, que em 2016 não entrou no TOP 50, apareceu na 46ª posição com a pontuação total de 46.40. As categorias eram avaliadas de 1 a 50, em que 1 representa a melhor posição entre os países da lista e 50 a pior.

Nas sete categorias, o Brasil teve a pior nota (50) em duas categorias: eficiência terciária e concentração de pesquisadores. Em atividades de patentes o país teve como pontuação 47.  Valor agregado de produção e produtividade marcaram, respectivamente, 46 e 45. As melhores ‘notas’ do Brasil ficaram para densidade de altas tecnologias (30) e intensidade de pesquisa e desenvolvimento (29).

Além da Coréia do Sul que garantiu a primeira colocação no ranking, os países nórdicos também tiveram bastante destaque entre o TOP 15. O pior desempenho foi da Rússia, que caiu 14 pontos: em 2016 estava em 12º e agora aparece em 26º.

#inovação#ranking#BloombergFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.