Notícias

< voltar
15/Out/2018 - 09:55 - Atualizado em 15/Out/2018 - 10:21

Brasil terá 1,5 milhão de novos pequenos negócios em 2019

Estimativa do Sebrae prevê criação de novos negócios e de vagas de trabalho


Por Redação Belo Horizonte/MG
Projeções do Sebrae são otimistas para a geração de novos negócios
Crédito: Pixabay

Os pequenos negócios têm sido fundamentais para a manutenção do nível de emprego e para a estabilização da economia brasileira. Mesmo com dificuldades, as micros e pequenas empresas (MPEs) são as grandes responsáveis pela geração de vagas de trabalho formais e devem fechar 2018 com um saldo de 600 mil trabalhadores contratados.

Dentro deste contexto, segundo análises feitas pelo Sebrae com dados da Receita Federal, cerca de 1,5 milhão de pequenos negócios devem ser abertos no país no próximo ano. Em Minas Gerais, é esperado um aumento de 7,4% de novos negócios e novas 50 mil vagas de trabalho em pequenas empresas mineiras em 2019.  

Atualmente, 98,5% das empresas brasileiras são consideradas MPEs. Segundo Felipe Brandão, gerente da Unidade de Inteligência Empresarial do Sebrae Minas, essa grande representatividade passa por dois aspectos: maior número de desempregados buscando novas formas de renda e um ambiente de negócios com processos mais facilitados e mais informações disponíveis.

Porta de entrada

Os dados apontam que, em 2017, de 1,4 milhão de brasileiros que conquistaram o primeiro emprego, mais da metade, 55%, usaram as micros e pequenas empresas como porta de entrada. As mulheres lideraram o preenchimento de vagas, principalmente no comércio e na área de serviços, que respondem a 75% dos postos de trabalho criados para quem está entrando no mercado de trabalho.

Panorama

O público com idade entre 18 e 24 anos já soma 20,3% das pessoas envolvidas na abertura e uma empresa. As mulheres estão em situação de igualdade em relação aos homens quando se trata de abrir empresas, apenas um pouco atrás nos números. São 23,9 milhões de mulheres empreendedoras, contra 25,4 milhões de homens empreendendo em micros e pequenas empresas.

#empreendedorismo#Sebrae#negócios#mercadoFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.