
De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 45 milhões de pessoas com deficiência (PCDs), o que destaca a importância do desenvolvimento de tecnologias assistivas que melhorem a qualidade de vida e promovam a inclusão, em todos os aspectos.
Uma dessas soluções foi desenvolvida pela Hoobox Robotics, de São Paulo. A startup criou um sistema capaz de traduzir expressões faciais em comandos para controlar uma cadeira de rodas, sem exigir sensores corporais, nem treinamento.
Veja também: TV SIMI: exposição reúne soluções inovadoras para pessoas com deficiência
Hoje o Wheelie, como o projeto foi batizado, reconhece até 9 expressões faciais, como um beijo, um sorriso, um levantar de sobrancelhas e micro movimentos nos olhos, transformando-os em comandos para controlar uma cadeira de rodas, como ir para frente, para trás, virar à esquerda e à direita.
A solução, desenvolvida com o apoio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da Fapesp, foi pensada para permitir que o usuário também consiga se expressar sem movimentar o equipamento involuntariamente. Durante uma conversa, por exemplo, o sistema desabilita o uso das expressões. Além disso, o Wheelie prevê quando a pessoa vai tossir, espirrar e bocejar.
Os primeiros clientes da startup estão no estado da Califórnia. São pessoas que sofreram traumas na coluna vertebral e hoje estão tetraplégicos, pacientes com doenças neurodegenerativas, como a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica) e vítimas de AVC.
A Hoobox Robotics não desenvolve cadeiras de rodas. A startup fornece um kit que pode ser instalado em cadeiras motorizadas. A startup brasileira foi destaque no estande da Intel durante a Consumer Eletronics Show (CES), realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, em janeiro.
Comentários
As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.