Notícias

< voltar
10/Set/2018 - 15:00 - Atualizado em 10/Set/2018 - 17:13

CNPQ lança programa que incentiva a participação feminina nas ciências exatas

Chamada busca aproximar instituições de ensino básico e universidades


Por Redação Belo Horizonte/MG
Crédito: Pixabay

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) lançou, na última semana, as inscrições de propostas para a chamada Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação. Com inscrições abertas até 5 de outubro, o programa busca apoiar projetos que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, por meio do estímulo à participação e à formação de mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação.

De acordo com o CNPQ, a iniciativa tem como objetivo promover a aproximação das instituições públicas da educação básica com as universidades, além de prover parcerias formais entre elas. Cada projeto pode reunir até cinco escolas públicas.

Ainda segundo informações divulgadas pelo conselho, as instituições precisam garantir condições para a realização das atividades do projeto e selecionar um professor – das áreas de ciências, matemática, física, química, computação ou tecnologias – para assumir a organização das atividades do projeto.

Cada proposta deve ter, de acordo com o número de escolas públicas envolvidas, a participação de uma, duas ou três estudantes de graduação matriculadas em cursos das áreas de ciências exatas, engenharias ou computação e de três a quinze estudantes da educação básica vinculadas às escolas envolvidas.

Segundo o CNPQ, tanto as alunas quanto os professores receberão, respectivamente, bolsas de iniciação científica e apoio técnico.

Outras informações estão disponíveis no edital.

#pesquisa#edital#mulheres#cnpqFavoritar

Fonte: UFMG

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.