Notícias

< voltar
06/Jul/2017 - 11:22 - Atualizado em 06/Jul/2017 - 11:38

Com recorde de inscrições, Lemonade anuncia as equipes selecionadas

Desde a primeira edição, o programa já contribuiu com o crescimento de mais de 250 startups


Por Alysson Lisboa/SIMI

Vencedores da nova rodada do Lemonade comemoram a vitória

Crédito: Simi/Divulgação

Para que as ideias saiam do papel, é necessário muito mais que a vontade dos empreendedores. É preciso também um ambiente inovador, investimento, mentorias, workshops, muitas conexões e, claro, trabalho árduo. Tudo isso vai começar a acontecer a partir de hoje para 30 novas startups que foram anunciadas no evento do Lemonade, realizado ontem (5/7), no Centro Acadêmico da UFMG.

Durante 10 semanas, os empreendedores terão um intenso trabalho para moldar as ideias e formatar o projeto. Não será fácil, mas o resultado pode mudar a vida dos empreendedores. Durante dois anos, 208 startups e 784 empreendedores participaram do programa, gerando um faturamento superior a R$ 3 milhões. A ideia final do programa é conectar as startups com programas de aceleração ao redor do mundo.

O subsecretário Leonardo Dias também esteve presente no evento e destacou o novo rumo de desenvolvimento do Estado e as ações de fomento. “Lemonade é um programa único em Minas Gerais e a gente precisa dar o próximo passo para que as startups virarem grandes empresas. Isso que a gente precisa para desenvolver em Minas Gerais”, completou.

Startups com grande potencial tecnológico

Para Aluir Dias, responsável pelo Lemonade, a nona edição tem o maior apelo tecnológico de todas as anteriores. “A parceria com a UFMG trouxe muita gente de pesquisa e pós-graduação e posso garantir que será a safra mais forte de todas as edições”, comemora. A nona edição conseguiu engajar a comunidade acadêmica. Prova disso é que metade das ideias selecionadas está ligada à ciência. Automação foi outro tema escolhido pelos participantes.

Aluir Dias vai deixar o Lemonade

Em entrevista ao Simi, Aluir Dias, coordenador do Lemonade e responsável por conduzir os trabalhos, revelou que está deixando o programa para assumir novos desafios. “O Lemonade é uma escola para todos os lados. Aprendi muito nessas oito edições e agora é hora de passar o bastão. Quase mil empreendedores já passaram pelo programa e os jovens precisam aproveitar as oportunidades e entrar de cabeça. Tudo é uma etapa de aprendizado, tem que ter persistência", conclui Aluir.

Quem assume o comando do Lemonade é Carnelutti Spinelli, que participou da quinta edição do programa. Formado em Economia, Canelutti tem 33 anos, é pós-graduado em gestão de projetos e tem experiência de 15 anos no mercado com passagem pelo Itaú, Deloitte, entre outros.

Aprendendo com quem aprendeu

Durante o anúncio das startups que acontecia em grupos de 10 em 10, subiram ao palco para um bate-papo com Aluir, Luis Grilo, da Residuall; Priscila Gama, da Malalaia; Gisele Foureaux, da Visionsert; e Natan Rebelo, da Gamelyst. Eles já passaram pelo Lemonade e puderam contar suas experiências aos participantes e como foi difícil construir um negócio sólido. “Você precisa abrir mão de muita coisa, às vezes até da família, mas o trabalho será recompensado”, concluiu Grilo, da Residuall.

Uma das startups selecionadas na noite foi a Metha Energia. Os participantes Gabriela Laguardia, Vitor Soares e Danilo não escondiam a alegria em poder tirar a ideia do papel e começar a trabalhar. “Foi a primeira vez que a gente tentou e passamos, estamos muito felizes com isso. A expectativa é tirar do papel a ideia. Foi tudo muito rápido para a gente e ainda estamos absorvendo”, completa Gabriela.

Equipe do Metha Energia. Agora é hora de colocar as ideias no papel e começar a trabalhar
Divulgação/Simi

Confira a lista das 30 startups selecionadas no programa:

  1. As startups selecionadasAedes Vaccine
  2. Cropwatch
  3. De$posto
  4. Delos
  5. RadarFit
  6. Fair Tax
  7. FIGGY
  8. Fluffy
  9. GAV
  10. GOOH
  11. Gran Moar
  12. HaiPay
  13. LARE
  14. LEV-D
  15. Mamoote
  16. MedTech
  17. Metha Energia
  18. Nanocell
  19. NatureCare
  20. PayUp Solutions
  21. SocialAds
  22. Seabra Soluções inteligentes
  23. Seu Fulano e Dona Beltrana
  24. Spot check
  25. TecnoControl
  26. Verde Drone
  27. We.Play
  28. Hookebook
  29. MobEduca
  30. 4Agr0

#lemonade#aluirdiasFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.