Notícias

< voltar
10/Dez/2018 - 09:57 - Atualizado em 13/Dez/2018 - 13:59

Começa hoje o desafio Biobased Battle 2018

Desafio, que tem como tema a cadeia de desperdício do hortifruti, vai até o dia 14 deste mês, na Fundep


Por Redação Belo Horizonte


Começa nesta segunda-feira, dia 10, a edição 2018 do Biobased Battle, um desafio internacional de impacto ambiental que trabalha sustentabilidade e inovação. Se você está pensando que não pode participar, pode ir tirando seu cavalinho da chuva. A ideia do desafio é criar equipes multidisciplinares formadas por brasileiros e holandeses a fim de desenvolverem uma ideia e depois transformá-la em negócio para resolver os problemas da indústria. O evento é gratuito.

Neste ano, o tema é o desperdício de alimentos na cadeira de hortifruti. No Brasil, as perdas no processo de comercialização de frutas e hortaliças podem ultrapassar 50% do total produzido, enquanto em outros países o descarte não supera 10%. As perdas na cadeia de hortifruti alcançam 200 mil hectares desperdiçados durante as etapas de pré-colheita, colheita, beneficiamento e comercialização do produto.

Entre as principais causas de perdas na cadeia estão a forma como é feita a colheita, a demora excessiva na comercialização, distribuição, produtos de baixa qualidade, embalagem inadequada, entre outros.

De acordo com dados divulgados pelo Biobased Battle, mesmo com a variedade de causas, cerca de 50% das perdas estão nos processos de manuseio e transporte e não no momento final da venda. Já pensou o quanto poderia ser reduzido nos custos e, claro, no volume de vendas do próprio produtor e distribuidor, se a prevenção de perdas atuasse com eficiência neste setor?

Por isso, este ano o Biobased Battle busca soluções que possam otimizar o uso dos recursos biológicos, desafiando os participantes a propor soluções inovadoras - utilizando biotecnologias - para minimizar os impactos das perdas no processo logístico hortifruti.


Quem pode participar?

O desafio está em busca de profissionais das áreas de design, marketing, biologia, química, engenharias, negócios, economia, agronomia, meio ambiente, entre outras. De acordo com a organização, o importante é estar disposto a mergulhar de cabeça e ter mente aberta para criar colaborativamente uma solução inovadora.

Para conferir a programação completa, clique aqui. Para outras indormações sobre o evento, como inscrição, acesse a página do evento no Facebook.

#desafio#BiobasedBattle#inscrição#produçãoagrícola#hortifrutiFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.