Notícias

< voltar
21/Nov/2018 - 11:03 - Atualizado em 21/Nov/2018 - 14:10

Como as startups estão utilizando Bussiness Inteligence para crescer?

BI Xperience, durante o FINIT Festival, promoverá debate com as empresas do San Pedro Valley; inscrições são gratuitas


Por Paula Isis/SIMI Belo Horizonte/MG
Da esquerda para direita: Frederico Félix Gomes, Rafael Gobbi, Franciele Sena e Felipe Borges durante paletras no FINIT Festival
Crédito: Acervo pessoal

A sigla BI vem do inglês Business Intelligence, que significa inteligência de negócios. Desde que o sistema capitalista foi implementado, as empresas sempre se basearam no conhecimento dos clientes, nos produtos que mais vendem e no que possui mais giro para tomar decisões de negócios.Ok, mas aonde entra o BI? Ele trouxe a tecnologia que permite acesso a estas informações. Para discutir as tendências,  no dia 28 deste mês será realizado o BI Xperience, durante o FINIT Festival.

O BI Xperience é um evento de Business Intelligence e Gerenciamento de Projetos focado em fornecer conhecimento, apresentar ferramentas e tendências de BI. Segundo Franciele Sena, estudante de tecnologia da informação e uma das organizadoras do evento, O BI Xperience surgiu com o propósito de fomentar o assunto ajudando pessoas a ter mais conhecimento sobre o tema, provocando discussões e tirando dúvidas. Já para as empresas, o programa pretende ajudar no desenvolvimento dos departamentos em busca de uma companhia mais assertiva na análise de seus dados e, consequentemente, nas tomadas de decisões.

“Reunimos analistas de negócios, profissionais de dados, usuários e organizações. Nosso propósito é fomentar o assunto ajudando pessoas a ter conhecimento sobre o tema e empresas a desenvolver seus departamentos em prol de um uma empresa mais assertiva na análise de seus dados e decisões”, explica Franciele.

O tema será apresentado por meio de um painel composto por startups do San Pedro Valley, “Escolhemos a temática para o painel pelo fato de que, atualmente, as empresas tidas como tradicionais, estão de olho na inovação proposta pelas startups, que conseguem se destacar e crescer em um cenário econômico desfavorável. Essa relação entre ambas envolve uma grande troca de conhecimento, o que nos levou a provocação: como os dados estão ajudando no crescimento das startups e como as empresas tradicionais podem aprender com as mesmas”, explica um dos organizadores do evento, Felipe Borges.

Para saber mais sobre o BI Xperience, acesse o site oficial. A programação completa do FINIT Festival pode ser conferida clicando aqui.

BI Xperience também é comunidade

Em entrevista ao SIMI, Franciele contou que o BI Xperience surgiu de um trabalho feito com mais dois amigos no ínicio do ano. “Começamos a falar sobre Business Intelligence e data science e utilizar algumas técnicas nas nossas ações para mapear o perfil de quem participava dos nossos eventos, quais as melhores datas e horários para ações, etc.”, relata.

A partir daí, as pessoas começaram a perguntar e eles decidiram disseminar o conhecimento que tinham sobre o tema. Para isso, Franciele e seus amigos começaram a realizar Meetups de BI mostrando algumas ferramentas e falando sobre o tema para iniciantes.

De acordo com o aumento de interesse das pessoas e o aumento, consequentemente, dos participantes, “chegou uma hora que decidimos criar um evento master com 12 horas de conteúdo sobre BI. Aconteceu em maio de 2018. Recebemos 150 pessoas participantes e 12 palestrantes”, comemora.

Então, a partir do evento, a estudante de TI conta que surgiu uma comunidade sobre o tema, na qual, periodicamente, realizam reuniões com analistas de negócios, estudantes e desenvolvedores para falar de Business Intelligence.

Abaixo você confere um vídeo sobre o primeiro BI Xperience:

#startups#bancodedados#FINITFestival#BussinessintelligenceFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.