Notícias

< voltar
24/Dez/2018 - 00:00 - Atualizado em 21/Dez/2018 - 11:47

Como estabelecer uma comunicação empresarial eficaz utilizando os vídeos como ferramenta

Pedro Filizzola, CMO da Samba Tech, dá dicas sobre a produção de vídeos online


Por Pedro Filizzola Belo Horizonte/MG
Crédito: Sambatech/Divulgação

As empresas hoje, mais do que simples aglomerados de pessoas buscando por lucro por meio de uma atividade, são como um organismo vivo, formado por diferentes partes que trabalham em conjunto e é exatamente nesse novo contexto que acomunicação empresarial se faz presente. Com a popularização da internet e, principalmente das redes sociais, as empresas não podem mais adotar o tipo de relacionamento frio e distante comoscolaboradores e o público externo.

De acordo com um novo relatório da Cisco, empresa líder mundial em TI, em 2019 o vídeo online será responsável por quatro quintos do tráfego mundial de internet. Esse dado mostra que as pessoas estão cada vez mais familiarizadas com os vídeos e essa pode ser uma ótima oportunidade para começar a utilizá-los na comunicação empresarial

Investir em comunicação com vídeos online é uma solução que simplifica e faz com que o diálogo com seus funcionários seja mais eficiente. Para que a corporação funcione, tanto em termos operacionais quanto na parte de clima organizacional, é preciso garantir que os colaboradores trabalhem de forma conjunta e alinhada aos objetivos da empresa, fazendo com que eles se sintam pertencentes a ela, implicando no aumento de desempenho, inovação constante e criando defensores para a marca. 

Com os vídeos online é possível facilitar uma série de processos e manter a equipe alinhada e integrada. Tanto nas pequenas quanto nas grandes corporações, muitos gestores não têm agenda ou tempo hábil para falar com os colaboradores pessoalmente e investir em vídeos pode ser uma forma de aproximar e fazer com que a ferramenta seja mais eficaz na hora de se comunicar.

Hoje todo mundo tem um celular, um tablet e, por isso, a comunicação digital, principalmente por vídeo, será cada vez mais frequente nas empresas. Para aquelas que têm mais que uma unidade, a utilização de vídeos é essencial, pois é possível trocar o ambiente físico pelo virtual e reunir toda a sua equipe em uma mesma sala, sem precisar gastar com deslocamento, hospedagem e sem desperdiçar tempo planejando essas reuniões. 

Outro ponto importante é que com os vídeos você não precisa mais de horários marcados para falar com sua equipe. Você pode gravar um comunicado de onde estiver e enviar para todos os colaboradores. Além disso, os vídeos geram empatia por misturar elementos visuais e sonoros, ou seja, mais proximidade e emoção entre o emissor e o receptor da mensagem, deixando a comunicação mais humana e transformando o modo como ela é recebida e aceita.

Por fim, as empresas precisam entender a importância de ter uma boa comunicação empresarial, além de proporcionar treinamentos para a equipe. E investir em vídeos online pode ser uma ótima alternativa e render bons resultados. Sem isso, as corporações estão sujeitas a uma série de prejuízos, tanto de ordem financeira quanto de imagem e reputação. Por isso, avalie como está a comunicação de sua empresa e busque formas de aprimorá-la a cada dia. Não deixe os vídeos de fora de sua estratégia!

* Pedro Filizzola é CMO da Samba Tech, empresa que ajuda centenas de empresas a se comunicar melhor com sua audiência por meio de vídeos online. Suas soluções de Educação a Distância, Comunicação Corporativa Transmissão ao Vivo e TV na Internet cuidam de ponta a ponta, desde o momento que o vídeo sai da câmera até ele ser distribuído para qualquer aparelho conectado à internet. Por meio da tecnologia de streaming, a empresa leva o conteúdo de seus clientes a milhares de pessoas, tornando mais democrático o acesso a uma mensagem de qualidade.

Veja também:



#marketingdigital#SambaTech#videosFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.