Notícias

< voltar
15/Mar/2018 - 07:00 - Atualizado em 19/Mar/2018 - 10:33

Comunidade empreendedora de Uberaba participará de projeto da ABStartups

ZebuValley fará parte do Plano de Comunidade da Associação


Por Redação
Crédito: ZebuValley/Divulgação

No início de fevereiro, uma equipe da ABStartups desembarcou em Uberaba para um dia de muito aprendizado e troca de experiências com o ecossistema de empreendedorismo local. A instituição quis conhecer a comunidade ZebuValley, que fará parte de um projeto muito especial idealizado pela associação: o Plano de Comunidades.

O Plano de Comunidades é composto por uma série de iniciativas, pesquisa, visitas e acompanhamentos a comunidades empreendedoras de todo o Brasil. O primeiro passo para implementação do plano é entender em qual momento o ecossistema está e quais ações podem ser realizadas para sua evolução.

Após muita pesquisa, a associação vai classificar os arquétipos de comunidades, ou seja, pontos de convergência entre diversas comunidades que possibilitem enxergar um modelo padrão. A partir dessa classificação, será possível identificar problemas comuns a várias comunidades e propor soluções comuns a todas elas.

Segundo a ABStartups, o insight para o Plano de Comunidades surgiu a partir de uma análise do empreendedorismo no Brasil. Segundo o presidente da associação, Amure Pinho, o mercado acaba centralizando investimentos, ações, mídia nos grandes centros com maior densidade de startups, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Consequentemente esses centros saem cada vez mais na dianteira em termos de criação de startups, investimentos etc. Esse gap acaba não valorizando excelentes ideias, ecossistemas e iniciativas realizadas no interior do país.

O projeto ainda está em fase piloto, atuando em seis comunidades, porém, a associação avisa que logo será implementado em larga escala e terá abrangência nacional.

Resultados ao alcance de todos

Após a fase de pesquisas e classificações, será gerado um Guia de Evolução para as comunidades, um manual de boas práticas, identificação de problemas, benchmarking, perguntas e respostas, road map, entre outros, cujo objetivo será educar líderes e provocar visão estratégica para o seu próprio ecossistema.

Sobre a ABStartups

A Associação Brasileira de Startups é uma organização sem fins lucrativos que foi criada em 2011 a partir da união de vários empreendedores com o objetivo de criar uma rede de conexões para aprendizado, fomento das startups e geração de oportunidades para os associados.

A missão da ABS é promover o ecossistema brasileiro de startups, fornecendo informações de mercado e ativando os agentes relevantes para aumentar a competitividade das startups brasileiras. 

Qualquer startup pode fazer parte da ABS, basta se associar. Quer saber mais? Clique aqui.

#startups#uberaba#ZebuValley#ABStartups#comunidadeempreendedoraFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.