
No início de fevereiro, uma equipe da ABStartups desembarcou em Uberaba para um dia de muito aprendizado e troca de experiências com o ecossistema de empreendedorismo local. A instituição quis conhecer a comunidade ZebuValley, que fará parte de um projeto muito especial idealizado pela associação: o Plano de Comunidades.
O Plano de Comunidades é composto por uma série de iniciativas, pesquisa, visitas e acompanhamentos a comunidades empreendedoras de todo o Brasil. O primeiro passo para implementação do plano é entender em qual momento o ecossistema está e quais ações podem ser realizadas para sua evolução.
Após muita pesquisa, a associação vai classificar os arquétipos de comunidades, ou seja, pontos de convergência entre diversas comunidades que possibilitem enxergar um modelo padrão. A partir dessa classificação, será possível identificar problemas comuns a várias comunidades e propor soluções comuns a todas elas.
Segundo a ABStartups, o insight para o Plano de Comunidades surgiu a partir de uma análise do empreendedorismo no Brasil. Segundo o presidente da associação, Amure Pinho, o mercado acaba centralizando investimentos, ações, mídia nos grandes centros com maior densidade de startups, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Consequentemente esses centros saem cada vez mais na dianteira em termos de criação de startups, investimentos etc. Esse gap acaba não valorizando excelentes ideias, ecossistemas e iniciativas realizadas no interior do país.
O projeto ainda está em fase piloto, atuando em seis comunidades, porém, a associação avisa que logo será implementado em larga escala e terá abrangência nacional.
Resultados ao alcance de todos
Após a fase de pesquisas e classificações, será gerado um Guia de Evolução para as comunidades, um manual de boas práticas, identificação de problemas, benchmarking, perguntas e respostas, road map, entre outros, cujo objetivo será educar líderes e provocar visão estratégica para o seu próprio ecossistema.
Sobre a ABStartups
A Associação Brasileira de Startups é uma organização sem fins lucrativos que foi criada em 2011 a partir da união de vários empreendedores com o objetivo de criar uma rede de conexões para aprendizado, fomento das startups e geração de oportunidades para os associados.
A missão da ABS é promover o ecossistema brasileiro de startups, fornecendo informações de mercado e ativando os agentes relevantes para aumentar a competitividade das startups brasileiras.
Qualquer startup pode fazer parte da ABS, basta se associar. Quer saber mais? Clique aqui.
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