Notícias

< voltar
05/Jan/2018 - 00:00 - Atualizado em 05/Jan/2018 - 10:26

Conheça as inovações que ganham destaque este ano

Vamos alugar performance de motores e equipamentos, não a compra de bens duráveis


Por Alysson Lisboa/SIMI

Hologramas vão fazer parte do nosso cotidiano e os medicamentos serão produzidos para cada indivíduo. O ano de 2018 vai mudar fortemente indústrias poderosas do século passado e nossa relação com a tecnologia será cada vez mais transparente. Você está preparado?

Segundo a empresa de inteligência de mercado CB Insight, a indústria de tecnologia em 2018 vai transformar grandes mercados. Plataformas como Google, Amazon, Apple, Microsoft e Facebook estão remodelando modelos de negócios que, até então, eram mercados consolidados e protegidos como, por exemplo, o setor automobilístico. Vamos conectar, cada vez mais, objetos, pessoas e até animais de estimação.

Conheça cinco tendências que vão marcar 2018

1 - O aluguel de carros já é uma realidade no mundo há várias décadas, mas o que muda agora é que você não vai alugar um carro apenas durante as férias. Com serviço de assinatura, você poderá usufruir de um carro quando quiser em qualquer lugar, sem se preocupar com impostos e manutenção. Estamos saindo do modelo de posse para o modelo de compartilhamento. A vantagem é que para conseguir circular o dia inteiro, os carros precisam ter uma qualidade superior e manutenção mais simples e com menor custo. Que tal ir ao aeroporto e deixar seu carro alugado ao invés de deixá-lo estacionado consumindo diárias? Isso já acontece em alguns países como nos Estados Unidos com a Turi (veja foto abaixo) e em breve no Brasil.

2 - Mais velocidade para tanta inteligência artificial. O celular que está no seu bolso tem capacidade de processamento milhares de vezes maior que os computadores da década de 1990. Com o uso do grafeno (um produtos de melhor conectividade e elasticidade) e muita tecnologia, os processadores terão uma capacidade infinitamente superior a de hoje. Reconhecimento de voz, rosto e padrões será uma ação instantânea.

3 - Outra área que vai ganhar muito espaço em 2018 é a dos medicamentos inteligentes. A FDA (órgão do governo americano para regulação de alimentos e medicamentos) aprovou a venda da primeira pílula inteligente do mercado. O remédio sinaliza quando foi ingerido e a informação é enviada ao paciente, ao médico ou ao cuidador responsável. Os diagnósticos também estão cada vez mais precisos e os remédios serão produzidos para cada tipo de paciente com dosagens e quantidades específicas.

 Walmart já faz testes com drones para entregas rápidas. Google e Amazon não ficam para trás
Crédito: Reprodução/Internet

4 - Boa parte das vendas migrou para a internet. Você compra e o Uber entrega, não é ótimo? Essa tendência vai crescer enormemente em 2018. Para entender o movimento desse setor, basta olhar para as gigantes Amazon, Google e Walmart (foto acima). Ambas investem pesado em soluções de entrega rápida via drones. O comércio eletrônico vem crescendo enormemente uma vez que as pessoas estão mais confiantes e aceitam meios de pagamento eletrônico até de produtos de alto valor. 

5 - O fim das telas. Já imaginou projetar imagens em qualquer superfície? Há mais de 40 anos os hologramas estão sendo testados e aperfeiçoados. Chegou a hora deles irem efetivamente para o mercado. Uma possibilidade é projetar hologramas a partir de smartphones — algo que a Apple já começou a explorar. A empresa já registrou a patente de uma tecnologia que poderia projetar imagens no ar. O novo sistema operacional da companhia também permite que desenvolvedores criem aplicativos de realidade aumentada para iPhone e iPad. A Magic Leap pretende lançar um produto capaz de projetar hologramas em 2018. 

 A Magic Leap pretende lançar um produto capaz de projetar hologramas em 2018. Esse mercado vai avançar no mundo dos games
Crédito: Reprodução/internet

O ano de 2018 não será de grandes novidades, mas sim o ano da consolidação de tecnologias que estão sendo testadas. Vamos viver fusões e grandes aquisições de empresas de base tecnológica. O ano será incrível para quem investir em tecnologia nos negócios e inovar. O ano que começa agora vai ficar na história. Fique ligado no Simi e confira tudo o que vai rolar em 2018!

#novidades#previsao2018Favoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.