Notícias

< voltar
22/Mar/2018 - 08:00 - Atualizado em 22/Mar/2018 - 10:02

Conheça os projetos selecionados pela IEBT em 2018

Objetivo dos editais é criar novas empresas de base tecnológica e movimentar a economia


Por Redação
Crédito: Facebook/Reprodução

A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do CenTev/UFV (IEBT) acaba de divulgar os projetos de negócios e empresas aprovados nos editais de 2018 dos programas de pré-incubação e incubação da instituição.

O processo de seleção teve início em 2017, com o lançamento dos editais, e as inscrições se encerraram em fevereiro deste ano. As propostas passaram por avaliações técnicas, financeiras e da coordenação. Os candidatos precisaram ainda apresentar oralmente seus projetos a uma banca avaliadora.

Com a participação efetiva dos empreendedores nos programas de Pré-incubação e Incubação, a IEBT espera gerar como resultados a criação de novas empresas de base tecnológica e com isso, novos postos de trabalho, impostos e produtos inovadores no mercado local.

Confira abaixo os projetos de negócios aprovados nos editais:

INCUBAÇÃO:

LiaMarinha

A LiaMarinha utiliza os conhecimentos da biotecnologia, engenharias, arquitetura e urbanismo para oferecer soluções inovadoras para o tratamento e remediação de águas e efluentes.

PRÉ-INCUBAÇÃO:

Agrega

A Agrega oferece Soluções personalizadas em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas para empresas de pequeno porte, atendendo de forma personalizada cada empresa e desenvolvendo soluções pautadas nas reais necessidades e dentro da realidade da organização. Cada processo é único dentro da necessidade de cada empresa.

AgriSensing

A AgriSensing fornece soluções de sensoriamento remoto com eficiência e agilidade, permitindo o monitoramento, até mesmo em grandes extensões de área. A competência adquirida na prestação de serviços permite, aos consultores e gerentes de empresas rurais, mais agilidade ao monitorar suas áreas, racionalizando seu tempo e indo direto às áreas que precisam de atenção, permitindo tomar melhores decisões e otimizar o uso dos recursos agrícolas, alcançando a produtividade e rentabilidade esperada.

CTC

A CTC propõe serviços de consultoria, análises e treinamentos para a integração dos processos inerentes ao setor de Celulose e Papel com vistas ao aprimoramento da gestão da qualidade, estabelecimento de novos mercados, sustentabilidade ambiental e com foco na perspectiva econômica.

EloClub

A EloClub tem como proposta oferecer aulas individualizadas e personalizadas (coaching, acompanhamento psicológico, video-aulas teóricas, videoconferências, tira-dúvidas) e análise de "gameplay" para jogadores (League of Legends).

Grön

A Grön oferece serviços para que as instituições possam conhecer as suas contribuições de emissões de CO2 para atmosfera. Para isso, a empresa desenvolveu uma plataforma integrada que automatiza e agiliza o processo de quantificação e monitoramento das emissões e remoções de Gases de Efeito Estufa, na qual é possível identificar as fontes emissoras e sumidoras, além de quantificar a contribuição de cada uma e também do conjunto. Assim as empresas terão embasamento para gerir os seus recursos e tomar decisões que alinhem o desenvolvimento econômico da instituição com o desenvolvimento ambiental. A empresa proporciona que as empresas façam a compensação de suas emissões por meio do plantio de árvores nativas em áreas degradadas. Assim, contribui tanto para as questões climáticas quanto ecológicas.

Moran.do

A moran.do propõe a criação de uma plataforma online que reúna imóveis de aluguel, com exigências simples, e que conte com todos os meios de pagamentos disponíveis atualmente. Assim, seria possível pesquisar imóveis com as características e localização desejadas e, à distância, fechar o negócio e cumprir as exigência para locação (pagando um seguro fiança locatício, por exemplo) totalmente à distância.

MyLabo

A MyLabo tem por objetivo simplificar e otimizar as rotinas administrativas dos laboratórios, por meio de uma gestão inteligente de equipamentos, insumos, recursos humanos e serviços no contexto laboratorial. Além disso, a MyLabo une em uma única plataforma fornecedores e consumidores ao permitir que informações sejam transmitidas diretamente ao seu público-alvo. Todas as informações fornecidas pelos nossos clientes serão armazenadas num banco de dados, podendo ser utilizadas para gerar relatórios de extrema relevância. Informações como horas uso, ociosidade, paradas programadas, paradas extraordinárias entre outros podem ser utilizadas por instituições públicas para direcionar recursos onde necessita e transferir ou dimensionar o investimento em áreas e regiões que necessitam, maximizando o retorno dos investimentos.

RafaellaCampos – Recuperação de áreas degradadas

A Recuperação de Áreas Degradadas propõe serviços de monitoramento por meio de índices compostos por indicadores oriundos de tecnologias avançadas (drones, geoprocessamento e análises laboratoriais) e que melhor retratam a realidade local. Esses índices vão permitir melhor compreensão da evolução do ambiente, subsidiando tomadas de decisão quanto a necessidade de intervenções durante o processo de recuperação. Além disso, serão fornecidos serviços secundários, tais como capacitação técnica de profissionais envolvidos em processos de recuperação ambiental.

REVER

A REVER - Soluções Estratégicas em Gestão de Resíduos, propõe serviços para que as IES terão seus resíduos corretamente destinados, além do acesso aos dados de controle e monitoramento. Sua contrapartida será a cessão provisória de um espaço para alocação dos contêineres da Rever que serão utilizados para armazenar os resíduos em recipientes adequados (como bombonas de polietileno) até a coleta. Ressalta-se Cessão Provisória porque só acontecerá quando houver demanda dos municípios da rede para coleta, então será disposto o container e concentrados os resíduos, após a coleta pelos gestores dos Acordos Setores o container será retirado novamente.

Seeding

O Seeding permite ao pequeno produtor criar redes colaborativas com outros produtores, dando a sensação de uma cooperativa virtual auxiliando a troca de produtos agrícolas, e também permite ampliar sua clientela por meio de um marketplace de baixo investimento, além disso, permite criar listas de assinantes o que facilita para o produtor relacionar melhor e com maior número de clientes possíveis, tudo isso na palma da mão de forma mais rápida e transparente, é a verdadeira expansão das pequenas feiras livres.

Shaw Bioinformatics

A Shaw Bioinformatics propõe a realização de serviços análise de dados moleculares que são onerosas e demandam qualificação especializada, por meio de mentoria, profissionais qualificados, ferramentas de informática e uso de plataforma automatizada.

Skate Decorate

A Skate Decorate propõe a reutilização de rejeitos dos shapes (prancha) após o seu descarte, para a produção de utensílios diversos através de práticas artesanais e utilização automatizada de uma CNC (Comando Número Computadorizado) caseira, criada por um dos membros da equipe, capaz de produzir peças em duas ou três dimensões.

UrbanCity

A UrbanCity tem como proposta um aplicativo, que através do smartphone, o cidadão pode fazer sua denúncia, enviar foto para mensurar o problema e acompanhar a resolução de sua denúncia pela Prefeitura. As informações chegam mais precisas, facilitando a tomada de decisão pela Prefeitura.

Urbi

A Urbi - Soluções em Planejamento Urbano, se propõe a elaborar planos urbanísticos participativos, inserindo novas tecnologias e atendendo inicialmente a demanda da Zona da Mata mineira (municípios de pequeno e médio porte).

Zig

A ZIG propõe trazer praticidade e agilidade para o serviço de mototáxi com uma plataforma que conecta o piloto ao cliente, além de selecionar e treinar os profissionais cadastrados na plataforma ZIG para prestarem um serviço diferenciado dos demais.

#inovação#startup#centev#iebt#incubaçãoFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.