O Data Viva, ferramenta aberta de pesquisa nacional com dados sobre exportações, atividade econômica, localidade, educação e ocupações, está mudando de casa. A partir de 2017 o projeto, que era conduzido pela Fapemig, passa para as mãos do Indi - agência de promoção de investimento e comércio exterior de Minas Gerais. São 11 bases de dados que, juntas, formam mais de 1 bilhão de possibilidades de visualizações.
Ontem (22) o presidente da Fapemig, professor Evaldo Vilela e a presidente do Indi, Cristiane Amaral Serpa anunciaram a parceria e transferência da base de dados. A mudança irá permitir uma ampliação do programa. “O Data Viva é uma ferramenta fundamental para que a gente tenha uma inteligência na análise e desenvolvimento das oportunidades das cadeias de valor de Minas Gerais”, completa a presidente do Indi.
A ferramenta irá possibilitar observar dados detalhados de cada região e, assim, propor ações de desenvolvimento. Quem também esteve presente ao evento foi o presidente da Fiemg, Olavo Machado. Ele ressaltou a importância da informação estratégica para o desenvolvimento da indústria. “Para que Minas possa ocupar seu efetivo lugar no país precisamos minerar os dados”. O presidente da Fiemg ressaltou ainda que o setor produtivo são todos os negócios do Estado e que o Data Viva é um projeto feito por todos em prol do desenvolvimento de Minas.
“Agora o projeto está pronto para evoluir, com uma equipe constituída e um plano estratégico de execução, pronto para dar novos passos, melhorar a tecnologia e o acesso. O desafio é que, quando se pensa em dados de desenvolvimento econômico, a plataforma apareça como referência, e passe a produzir conteúdo relevante para a tomada de decisão”, diz Thiago Borges, coordenador do projeto na Fapemig.
Comentários
As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.