Notícias

< voltar
21/Jun/2018 - 08:00 - Atualizado em 20/Jun/2018 - 17:24

Elon Musk vai construir transporte subterrâneo de alta velocidade nos EUA

A The Boring Company vai ligar o Aeroporto Internacional O’Hare ao Centro de Chicago com veículos elétricos guiados em túneis subterrâneos


Por Renato Carvalho/SIMI Belo Horizonte/MG
Transporte vai reduzir em quase 30 minutos o tempo de viagem
Crédito: Reprodução

Elon Musk, um dos maiores inovadores da atualidade, dono da SpaceX e da Tesla, deu mais um grande passo para o desenvolvimento tecnológico. O prefeito de Chicago, nos Estados Unidos, anunciou a seleção da empresa de Musk, “The Boring Company” para construir e operar um transporte multibilionário entre o Aeroporto Internacional O’Hare e o Centro da cidade.

A empresa de Musk planeja transportar passageiros entre os locais em aproximadamente 12 minutos, em uma viagem que dura mais ou menos 40 minutos atualmente. Cada veículo deve transportar até 16 passageiros, além de suas bagagens, e partirá do O’Hare e do Centro a cada 30 segundos. A expectativa é que as tarifas sejam bem abaixo dos atuais serviços de táxi e de compartilhamento de viagens. Segundo o site The Verge, todo o projeto deve custar menos de US$ 1 bilhão.

A princípio, o projeto de Chicago não vai incluir a tecnologia hyperloop, transporte de alta velocidade em tubos de baixa pressão, idealizada pelo próprio Elon Musk. O transporte será feito em veículos elétricos em túneis duplos subterrâneos. O projeto será financiado inteiramente pela The Boring Company e, provavelmente, deve embolsar toda a receita das taxas de trânsito do sistema, além de dinheiro gerado por propagandas e serviços de vendas nos veículos.

A The Boring Company, lançada há apenas 18 meses, está negociando os direitos para cavar um túnel de teste sob Los Angeles e recebeu uma autorização preliminar para começar a escavar em Washington.

Aliás, após uma reunião em Los Angeles, Musk destacou que os ingressos seriam vendidos a preços tão baixos quanto um dólar por pessoa. Além disso, a sujeira removida do subsolo seria reaproveitada e vendida como blocos, semelhantes a Lego.

Assista à demonstração:

#inovação#tecnologia#transporte#HyperloopFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.