Notícias

< voltar
26/Jun/2018 - 00:00 - Atualizado em 27/Jun/2018 - 11:25

Empreenda. Conexão! quer conectar startups universitárias ao mercado

Evento será realizado em julho, em Ouro Preto; inscrições já estão abertas


Por Redação Belo Horizonte/MG
Participantes do Empreenda. Em Ação! da UFOP
Crédito: Empreenda. Em Ação!

Famosa mundialmente por ser um “museu a céu aberto”, Ouro Preto se transformará na capital do empreendedorismo e da inovação de Minas Gerais entre 25 e 27 julho. A cidade histórica sediará o Empreenda. Conexão!, evento que busca conectar startups universitárias do estado ao ecossistema de inovação e ao mercado. O evento pretende marcar o encerramento do programa Empreenda.Em Ação!

De um lado, as universidades desenvolvem pesquisa tecnológica e conhecimento por meio da formação acadêmica. Do outro lado, em tempos de importantes mudanças no perfil de consumo com o advento chamado de “Indústria 4.0”, as empresas têm, cada vez mais, necessidade de inovar para se manterem firmes no mercado.

Para solucionar este gap, o professor Álvaro criou o programa Empreenda. Em Ação! - programa que busca despertar e estimular a prática empreendedora nos estudantes de graduação e pós-graduação, a partir de uma integração entre universidades, aceleradoras, incubadoras, governo e empresas, estimulando iniciativas para que projetos de pesquisa e conhecimento se transformem em negócios inovadores para o mercado.

Marcando o encerramento do programa, o evento será realizado durante três dias. No primeiro dia, 25 de julho, os estudantes participam ativamente apresentando suas startups em formato de pitch. As melhores startups passam para a fase 2, que será realizada no segundo dia, 26, com bancas de avaliação, podendo chegar à terceira e última fase, no último dia, 27.

Todos os estudantes terão a oportunidade de participar de rodadas de negócio,  mentorias com especialistas e de palestras. O objetivo é que eles saiam do evento empoderados, seja com mais conhecimento e visão de como levar sua startup adiante, seja com parcerias estabelecidas para crescer.

Quem pode participar?

Qualquer estudante de graduação ou pós-graduação matriculado em uma instituição de ensino superior de Minas Gerais pode participar com seu projeto empreendedor ou sua startup. Os estudantes participantes do Programa Empreenda. Em Ação! por meio das disciplinas homologadas e que ainda não garantiram vaga com os eventos locais do programa, podem submeter sua startup. Além de muita visibilidade e conexões, serão distribuídos R$ 5 mil em prêmios.

Prêmio Gerdau de Inovação Universidade - Mercado

Os estudantes que não participam do Programa Empreenda. Em Ação! são convidados a fazer parte do Prêmio Gerdau de Inovação Universidade - Mercado. O prêmio, que é oferecido pela Gerdau (www.gerdau.com), tem a função de destacar e reconhecer os melhores negócios de estudantes universitários, aqueles que melhor empregam os saberes que a formação universitária proporciona, ou mesmo os que têm sucesso em transformar projetos de pesquisa ou iniciação científica em tecnologias que agregam valor para as pessoas em forma de negócios.

Os estudantes do Programa e do Prêmio Gerdau têm até 1º de julho para inscrever suas startups pela plataforma Acelera. Após realizar o registro e informar o nome de sua universidade, o estudante escolhe uma das opções (Programa ou Prêmio), cria o seu projeto e convida os demais membros de sua startup para se juntarem ao projeto, de forma que todos possam contribuir com a entrada de informações. O resultado da avaliação dos especialistas será apresentado no dia 9 de julho.

Para mais informações, acesse o site oficial do programa.

#startup#UFOP#empreendaemação#ouropreto#empreendasaude#empreendaemconexãoFavoritar

Comentários

As opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores, não serão aceitas mensagens com ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência. Clique aqui para acessar a íntegra do documento que rege a política de comentários do site.